Busque Saber

26.2.10

Escuridão!


Ela vem vagarosa,
Estapafúrdia,
E eu sempre sei que vai me tocar.
Eu até posso tentar fugir,
Escapulir,
Espinhos sempre promovem vagar.
É tudo tão chinfrim,
É triste sim,
Escuridão - quando vais acabar?

Que caminho tomar?


Olá! O dia 5 de março se aproxima e nele a Igreja Cristã celebra o Dia Mundial de Oração. Foram as mulheres da República de Camarões que organizaram a liturgia deste Culto que será celebrado em todos os cantos e recantos do mundo. Pois vou ter o privilégio de fazer a pregação naquele que acontece na minha Paróquia, aqui em Joinville - SC. Abaixo compartilho a mesma com vocês. Abraços!

Enquanto me preparava para este momento da prédica, lembrei daquele hino que cantávamos na década de 70: “Oh quão cego andei e perdido vaguei, longe, longe do meu Salvador...” Lembram? Pois é com esta pequena estrofe nos subconscientes que eu os convido à leitura de Isaías 42.10-17...

10 - Cantem ao SENHOR uma nova canção! Que ele seja louvado no mundo inteiro: pelos que navegam nos mares, pelas criaturas que vivem nas águas do mar e pelos povos de todas as nações distantes! 11 - Que no deserto e nas suas cidades Deus seja louvado, e que os moradores de Quedar o louvem! Moradores de Selá, alegrem-se e cantem no alto das montanhas! 12 - Que o SENHOR Deus seja louvado, e que a sua glória seja anunciada no mundo inteiro! 13 - O SENHOR se prepara para a guerra e sai pronto para lutar, como um soldado valente. Com toda a força, ele solta o grito de batalha e com o seu poder derrota os seus inimigos. 14 - O SENHOR diz: "Por muito tempo, eu não disse nada, fiquei calado e não respondi; mas agora vou gritar como uma mulher em dores de parto, vou me lamentar e clamar. 15 - Vou destruir os morros e as montanhas e fazer secar todas as plantas e árvores. Farei com que os rios virem desertos e com que todos os poços fiquem secos. 16 - Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, por uma estrada que eles nunca pisaram antes. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos. São estas as minhas promessas, e eu as cumprirei sem falta. 17 - Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: 'Vocês são os nossos deuses'.

Deficientes visuais por natureza

Faz tempo que as pessoas passam pela vida lutando, entendendo que são elas próprias que definem os seus objetivos, que conseguem chegar aqui e ali pautadas, única e exclusivamente, na força do seu braço; na força da sua inteligência. Pobre gente! Todas elas sofrendo de deficiência visual espiritual...

Deus observou este comportamento doentio nas Suas queridas e nos Seus queridos. Foi pensando em curá-los que enviou Jesus Cristo ao mundo. Ele deveria informar as pessoas sobre o Seu amor; curar as pessoas de todas as suas doenças; indicar o caminho às pessoas, caminho este que conduziria ao Reino de Deus. E assim, de uma forma mansa e tranquila, Jesus cumpriu Sua parte sem nunca controlar com mão de ferro a vida das pessoas. Sua pregação se resumia no respeito e no amor ao próximo. Ele tinha clareza que o mundo poderia mudar se as pessoas mudassem o seu modo de vida.

Sim, Jesus se deixou absorver completamente por esta tarefa de divulgação do reino de Deus. Alguns O silenciaram por causa dessa mensagem, mas Deus fez com que o fogo vivo da ressurreição brilhasse. Esse fogo vivo se reflete no meio de nós americanos, europeus, asiáticos e africanos a partir do Espírito Santo, da Palavra de Deus e isso mesmo que o dia-a-dia seja nervoso; mesmo que os interesses, os planos privados e coletivos das gentes sejam obscuros e queiram calar Sua mensagem. Sim, a Boa Palavra de Jesus se impôs no passado e continuará se impondo no futuro. Não é o show, cheio de brilhos e alto-falantes, que vai mudar o mundo para melhor, mas é o crescimento silencioso e persistente da nova vida que Deus nos presenteia que fará isso.

Quantas pessoas com deficiência visual espiritual! Todo dia, temos a possibilidade de visualizarmos a paisagem que nos rodeia. Vivemos dentro de um belo jardim cheio de flores; de um pomar repleto de árvores carregadas de frutas; de um campo onde as ovelhas e as vacas estão a pastar, mas, cegos, nos entendemos dentro de um deserto ora com muito frio, ora com muito calor. Assim, nem percebemos que Deus criou o céu colorido e a terra com todas as cores possíveis; nem nos damos conta que fomos presenteados com tanta beleza. Umas vezes com frio, outras com calor, cegos, vamos pela vida sem percebê-la; sem nos darmos conta de que somos chamados a servir, a continuarmos mudando o mundo de forma suave, modesta e persistente tal como Jesus o fez.

Conclusão

Em Isaías 42.16a se lê que “Deus guiará os cegos por um caminho que não conhecem.” Gente querida! Tu e eu nós somos pessoas cegas e mesmo assim Deus nos guia. Ele nos aceita assim como somos. Pessoas cegas não vêem o caminho por onde trilham. Mesmo que elas conheçam o trajeto que precisam percorrer, lhes é difícil caminhá-lo. Imaginem sua dificuldade quando precisam andar por estrada desconhecida. Tu e eu, nós somos cegos para caminharmos pelo caminho que conduz à salvação, mas que coisa boa: o Senhor nos orienta os passos na direção do Reino de Deus. Felizes eternamente são as pessoas que agarram na mão do Grande Guia; que confiam plenamente no fato de que Deus pode bem nos conduzir. Quando estas pessoas tiverem alcançado o objetivo final, Deus lhes abrirá os olhos para que, finalmente, possam ver o caminho pelo qual Ele as guiou. Nesta hora elas haverão de louvar como nunca louvaram... É isso que estamos ensaiando aqui neste dia Mundial de Oração de 2010...

17.2.10

O logo!


Outro dia sonhei,
mas deixei pra depois.
O mais tarde demorou
o que pensei seria logo.
Logo que nunca veio,
E sim desveio!

OLHA SÓ!