10.10.06

Luta Ininterrupta!


Vivo meu último semestre aqui na Pastoral Universitária, junto à “Ludwig Maximilian Universität” de Munique. Meu trabalho diz respeito ao atendimento de 16.000 estudantes oriúndos de países em desenvolvimento. A Alemanha ajuda estudantes em dificuldades financeiras e é a Igreja que articula estes dinheiros, em parceria com a Instituição “Brot für die Welt”. No meu gabinete, sou a “ponta” de todo este sistema. Os estudantes vêm a mim para contar suas histórias, na esperança de serem ouvidos e servidos nas suas intenções. É aqui na Friedrichstraße 25 que os seus desejos de pequenas somas vão sendo decididos.

Todos os dias ouço as histórias que me vão sendo contadas. Elas são mais ou menos assim: - “…por isso é que eu peço ajuda financeira a vocês. Estou numa fase do estudo onde preciso me concentrar melhor. Meus exames finais estão à porta. Minha família mora em Camarões (África) e não pode me ajudar com um centavo sequer. Sou o filho mais velho de uma família com nove irmaos. Meu pai trabalha com móveis e minha mãe é do lar. Eu, lamentavelmente, não consigo vencer meus compromissos trabalhando somente de madrugada e isto, com pequenos “bicos”

Depois de ouvir relatos assim, preencho uma folha de papel com todos os dados do estudante e, depois, escrevo um “pedido de dinheiros” à Instituição doadora. Ao cabo de 20 dias, vêm uma resposta positiva e então o estudante pode retirar seus Euros de uma conta que temos no Banco. Coisa boa poder participar da alegria, poder perceber a satisfação que vem emoldurada em sorrisos abertos e alegres. Agora é hora de viver intensamente mais um pequeno segmento da história individual. E assim, vai seguindo a vida que sempre ainda é de luta ininterrupta…

Nenhum comentário: