Busque Saber

7.7.12

O boneco Aber



Estávamos de férias e nossos filhos nos visitavam. A sombra da goiabeira estava aprazível, também por causa do chimarrão. Da churrasqueira vinham estímulos que davam água na boca...

- Pois é pai! Então hoje, há 58 anos, tu foste batizado no templo da IECLB de Santa Cruz do Sul (RS)...
- Verdade Daniel! Quem me batizou foi o P. Wilfrid Buchweitz que, na década de 70, seria o meu professor de Teologia Prática na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS).

O Áquila, ouvinte, girava os espetos. Lavou suas mãos, rearticulou a bomba na cuia, olhou com olhar cúmplice para a sua Vanessa e se saiu assim:

- Pai! No Portal da IECLB se lê que Martin Luther “rastejava, todos os dias, de volta ao seu Batismo”. Explica isso!
- Filho, o nosso Reformador não entendia o Batismo como um simples ritual, mas como “o” fato que alimentava sua fé; que moldava sua consciência; que lhe dava força e coragem para viver. Em tempos de luta interior, Luther escreveu com giz sobre a sua escrivaninha: “Eu sou batizado!”
- Interessante - atalhou a Vanessa - quer dizer ele ficava confortado sempre que lia aquela frase.
- Isso mesmo!

O Pedro se aproximou com seu boneco Aber. A Paula lhe deu colo e recolocou a conversa nos eixos.

- Explica melhor sogro!
- O Batismo se vive quando se dá, a cada dia, um novo “sim” a Deus. É na Comunidade que ele se encorpa na vida das pessoas; que se aprende sobre Deus que nos aceita com Seu “sim”; que acontece a reunião das pessoas de todas as idades para falar, ouvir, cantar, orar e adorar a Deus; que floresce a vida cristã, já semeada em nós quando do nosso Batismo.
- Então! Somos pessoas batizadas e, por isso, confortadas e fortalecidas. Façamos festa - disse a Valmi!...

4.7.12

BATISMO - Meu e do Daniel!



Hoje, há 58 anos atrás, no dia 04 de julho de 1954, eu fui batizado no templo da Igreja Evangélica de Santa Cruz do Sul (RS). Hoje também faz 30 anos que o nosso Daniel (foto) foi batizado pelo P. Hardi Brandenburg, na Paróquia Sertão Santana, em Guaíba (RS).

Quem me batizou foi o P. Wilfrid Buchweitz que, na época, tinha sido enviado para aquela Comunidade, depois de sua formação na Escola Superior de Teologia.

Outro dia conversei com o colega Wilfrid sobre este momento tão especial da minha vida. Lembramo-nos que nos anos 70, quando ele tinha sido meu professor de Teologia Prática. Foram muito boas suas palavras.  Ele disse: - Tu sempre tiveste opinião formada, mas mesmo assim te mostravas aberto ao diálogo. Eu me sentia livre em tua presença. Sou grato por teu papel na procura, nem sempre fácil, de caminhos da IECLB.   

Sem dúvida, uma palavra boa. Martin Luther dizia que “rastejava” todos os dias de volta ao seu Batismo. Para ele o Batismo não era um simples ritual, mas “o fato” que alimentava sua fé; que moldava a sua consciência e sua vida; que lhe dava força e coragem para a vida diária. Em tempos de grande sofrimento emocional Luther escreveu com giz sobre a sua escrivaninha: “Eu sou batizado”. Ele ficava confortado sempre que lia esta frase.

Para sermos capazes de viver o nosso Batismo nos cabe, a cada dia, darmos um novo “sim” a Deus. E a Comunidade é um lugar maravilhoso onde isto pode acontecer. É na Comunidade que o nosso Batismo tem a chance de crescer na vida de cada pessoa. É na comunhão, na relação com as pessoas que vamos aprendendo sobre Deus que nos aceita sempre de novo com um “sim”. É na Comunidade que as pessoas de todas as idades se reúnem para falar, ouvir, cantar, orar e adorar em grupos. É na Comunidade que acontece a florescência plena da vida que, um dia, foi semeada quando do Batismo.

Não seria maravilhoso se todos nós também, a cada dia, nos lembrássemos: “somos batizados” e, por isso mesmo, confortados, fortalecidos... Vamos fazer festa!

3.7.12

Rita Pavone!

Era 1967. Eu ouvia muito rádio. Esta cantora, a Rita Pavone, mexia com os corações de moços como eu que, na época, morava na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Sei que o pessoal da minha idade vai lembrar. Você que é de gerações mais nova, ouça. Esta música mexeu com o jovens de todo o mundo....


2.7.12

Saudades do Paul McCartney!

Hoje, dia 02 de julho de 2012, pensei no meu futuro... Daí pensei para trás e lembrei de Paul McCartney cantando Yesterday. Sonhem comigo...

OLHA SÓ!