Busque Saber

13.2.13

Quarta Feira de Cinzas – Que tal jejuarmos?


Foi o texto de Mateus 6.16-21 me animou a escrever o texto abaixo... 

São muitas as pessoas que, nesta época da Quaresma se preparam para festejar a Páscoa com Oração e Jejum. Quem jejua se concentra mais na Palavra de Jesus. A Oração e o Jejum nos ajudam a vivermos nossa fé com mais densidade. Depois de um Tempo de Jejum, se adquire mais capacidade de ouvir; de ver; de perceber os detalhes bons e ruins que nos rodeiam. Sim, a pessoa que jejua também experimenta mais tempo para a oração; para a leitura da Bíblia; para compreender as mensagens que Deus transmite. Quem jejua também acaba experimentando a libertação de algumas amarras que sempre de novo danificam a vida. Isso é fato: A pessoa que jejua sem alarde ajunta tesouros no céu. Mais do que isso: Essa pessoa descobre o gosto para um sem-número de detalhes outros que até então não se dava conta.

O jejum é um antídoto que age contra a saturação daquilo que nos desvia do que é essencial. Detalhe: Tal como os medicamentos indicados pela Medicina, o Jejum também pode nos envenenar. Foi pensando nisso que Jesus puxou o tema do Jejum. Ele queria nos dar subsídios para enfrentar esse perigo dosando o Jejum de forma correta no nosso organismo.  

Ora, quem se abstém de comidas, álcool, doçuras, televisão ou carro, deveria fazê-lo sem alarde. Nada de gabar-se ou ostentar mau humor por causa disso. A pessoa que jejua não é melhor e nem tampouco recebe qualquer recompensa no céu. Quem aproveita o tempo da Quaresma para melhor compreender a si mesmo; para melhor entender o caminho que leva à cruz de Cristo; para se perguntar pela vontade de Deus em relação à sua vida e, depois, pratica estas respostas, acabará se alegrando muito mais com a Festa da Páscoa. Essa pessoa certamente encontrará um tesouro no céu, lá onde também deve estar o nosso coração.

Oração: Senhor Jesus Cristo! Eu quero Te seguir. Obrigado por teres sofrido na cruz por mim. Desata as amarras que me afastam de Ti.  Permita que eu Te reconheça e repouse o meu coração em Ti. Que eu possa ficar hoje e eternamente contigo. Amém!

Nenhum comentário:

OLHA SÓ!