Busque Saber

25.2.07

Gritos de Socorro!


A palavra hipocrisia vem do latin "hypocrisis" e do grego "hupokrisis". Nas duas línguas ela carrega o significado de representar ou fingir.
Outro dia, ainda em Munique, ouvi de um interlocutor que a cristandade, na sua grande maioria, era hipócrita. Algumas semanas depois, já em terras brasileiras, ouvi a mesma palavra da boca de uma pessoa que pertence ao meu círculo seleto de pessoas queridas.

Preciso ser sincero: estes dois diálogos me incomodaram um pouco. Quando eu digo que "fulano" é hipócrita estou dizendo que ele finge crer, que ele finge ter virtudes e sentimentos que, na verdade, não possui.

Ontem, sábado, tive o privilégio de conviver com um grupo de cristãs e cristãos e isso, durante mais de 12 horas. Dialogamos, rimos, nos preocupamos com o momento presente, projetamos o futuro e, no final das nossas conversas, sempre ficava claro que dependemos, sempre de novo, do carinho, do amor e da graça bondosa de Deus para irmos sobrevivendo neste mundo de tantos descaminhos.

Naquele pequeno círculo de 17 pessoas, todos estávamos transparentes. Ninguém tentava aparentar mais do que era. Será que as pessoas que agridem o cristianismo com palavras duras não estão, na realidade, gritando por socorro, deixando transparecer um pouquinho da sua sede e de sua fome pelo encontro de uma razão, por pequena que seja, para a sua vida. Perguntas que me faço. Você que me lê não quer interagir?


Nenhum comentário:

OLHA SÓ!