Busque Saber

16.11.09

Advento - Vem visita aí!



Hoje, na Alemanha, a Coroa de Advento está dentro de Igrejas, de escolas e até de residências particulares. É impossível se imaginar os festejos de Advento sem a presença da referida e suas quatro velas queimando durante os 24 dias. Pois andei pesquisando a respeito. A Coroa de Advento não é antiga. Ela foi concebida em Hamburgo, há mais de cem anos. Havia muitas crianças órfãs naquela cidade portuária. Meninas e meninos sem teto que perambulavam pelas ruas pedindo esmolas. Conhecemos este “filme”.

As coisas não precisam ser sempre assim. Um pastor evangélico luterano morava naquela cidade. Seu coração pulsava por aquelas meninas e por aqueles meninos “sem eira nem beira”. Mexe daqui, puxa dali, ele construiu uma enorme casa onde passou a abrigar o máximo possível de crianças de rua. Naquela casa o povo miúdo tinha espaço para dormir e fazer suas refeições. Mais do que isso: tinha a chance de aprender uma profissão. Muitos saíram dali formados como sapateiros, desenhistas, costureiras e até jardineiros. A idéia era que, assim, não precisariam mais perambular pelas ruas pedindo esmolas, uma vez que juntavam seus próprios dinheiros a partir do suor do seu rosto.

Foi assim que, em 1833, nasceu a “Rauhes Haus” (Casa Rústica). O pastor visionário chamava-se Johann Heinrich Wichern (*1808 +1881). Todo ano ele celebrava o tempo de Advento com meditações, cânticos e reflexões que enfocavam este tempo bonito que antecede o Natal. Para contextualizar aqueles momentos o pastor Wichern pendurou uma roda velha, dessas que ainda hoje se vê em carroças, no teto na “Casa” que dirigia. No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande... Um dia antes do Natal queimavam 24 velas na referida roda.

Corria o ano de 1840. As meninas e os meninos que moravam naquele abrigo gostavam muito daqueles encontros. A roda ia iluminando mais e mais a sala, a medida que o Natal se aproximava. Cada vela tinha o seu significado. Foram eles, as meninas e os meninos, que “batizaram” aquele tempo de “Meditação das Velas”. Passaram-se dois anos e aquela pequena Comunidade decidiu enfeitar a roda iluminada com ramos de pinheiro (sinal de vida). Foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana.

Muitas pessoas que visitavam a “Rauhes Haus” achavam aquele símbolo muito significativo. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro, uma para cada domingo. Viva o Advento, esse tempo no qual nos preparamos para receber a visita que vem: Jesus Cristo!

7 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso, Renato, belíssima história. O blog está muito legal, vou passar para algumas pessoas, ok? Abração, Leani - Floripa.

zelia disse...

Informação valiosa, pois instrui, todos os pertencentes a doutrina Cristã.

Unknown disse...

muito boa pesquisa.. vai valer pra ler em encontros de oase ou encontros de advento..abraços udo

Unknown disse...

valeu a pesquisa Renato, muito legal.Vai ser usada em encontros de advento... abraços

Cristina disse...

É contagiante este tempo de advento,como o calor e a luz dessas velas.É bom ter você entre nós.
Valeu a mensagem, vou usá-la nos grupos.

João Emiliano Martins Neto disse...

Os luteranos, na pessoa desse pastor Johann Heinrich Wichernm, souberam seguir o ensinamento lúcido ou cheio de luz, que no final é a expressão da Luz do mundo que é o Senhor JESUS CRISTO, do Apóstolo Paulo, quando este instruiu a nós, os cristãos, que a gente experimentasse de tudo e daí a gente ficasse com o que é bom (I Tessalonicenses 5:21). Ora, enfeites natalinos, as próprias velas, a Corôa do Advento, muito alegrariam igrejas importantes e fiés ao Senhor JESUS, como a minha Igreja Evangélica Assembléia de DEUS, se não fosse as trevas dos dirigentes dessas igrejas que fazem eles odiarem os símbolos mais caros a fé cristã... Não que símbolos sejam o mais importante para a salvação que vem pela somente pela fé em CRISTO JESUS, mas... fazem parte do Cristianismo...

De resto, excelente artigo, meu caro Renato ou Renascido, em latim. Desejo a você um FELIZ NATAL e que DEUS abençoe a você e eu o abençôo, também. EM NOME DE JESUS e AMÉM!

RENATO LUIZ BECKER disse...

Olá, Renato! Agradeço envio de suas mensagens. Tenho lido algumas, porque sua forma de apresentá-las despertam curiosidade. Desejamos a vocês, como casal e família, abençoado tempo de Advento!
Fraternalmente, Claudio e Isolde

OLHA SÓ!