Busque Saber

11.5.10

Cristãos não são solistas!


Vocês já devem ter percebido que vivemos numa sociedade marcada pelo individualismo. Somos pessoas livres. Não queremos depender de ninguém. Gostamos de nos apresentar como pessoas autônomas. Alguns de nós estamos motorizados e esta circunstância nos dá muita mobilidade. Ninguém fica perguntando se pode ir para cá ou para lá. Conheço muita gente que coloca fones nos ouvidos e cruza o mundo sem prestar muita atenção àquilo que se passa do lado. Hoje é assim que quase todos os membros das nossas famílias têm os seus celulares particulares. Outro dia percebi que a grande maioria dos familiares tem até televisores privados nos seus quartos. A coisa está assim que muita gente está comprando e pagando as suas contas de via internet. Pra que caminhar? É triste, mas também no que tange à nossa fé estamos nos tornamos extremamente individualistas. Aqui e ali já se ouve dizer que não se precisa mais da fé para viver a vida.

A Bíblia nos dá uma bem outra idéia do que é uma pessoa cristã. Aqueles que tentam fazer sua caminhada pela vida de mãos dadas com o Filho de Deus, Jesus Cristo, acabam se tornando membros de uma Comunidade Cristã. Estas pessoas acabam se dando conta que fazem parte deste Organismo Vivo pelo fato de entenderem a Palavra de Deus como uma linha onde podem se pautar nas questões de fé, de ensino e de vida comunitária. Cada pessoa cristã deveria procurar louvar, orar e estudar a Palavra de Deus em Comunidade. Os primeiros cristãos já tiveram esta postura. Em Atos 2.44 está escrito que “todos os fiéis, unidos, tinham tudo em comum”.

Ouvi certa vez da boca de alguém: Cristãos não se apresentam como indivíduos solitários. Absolutamente certo! Quando retiramos uma brasa do centro do fogo ela logo se apaga. Agora, se a recolocarmos no braseiro ela se enche de calor, fica vermelha de puro fogo dentro de si. Com a nossa vida espiritual se dá algo parecido com o que acontece com a brasa quando tentamos viver o cristianismo de modo solitário. Tudo muda quando optamos pela Comunidade Cristã. Ali ficamos aquecidos, incendiados de amor, cheios de luz para iluminar quem está do nosso lado. Que Deus nos abençoe neste propósito.

Nenhum comentário:

OLHA SÓ!