Busque Saber

5.8.07

Viagem à Rússia IV - 17/07/02 (quarta-feira)


Logo às 08h da manhã, fomos acordados pelos sons do pistão do colega Brookmann. Levantamos da cama, vestimo-nos e, ao saírmos do quarto, percebemos que o casal de americanos eram nossos vizinhos no aposento de madeira. Todos se encontraram à margem do lago para a já referida higiene. Às 08h e 30min, todos os participantes voltaram à margem da lagoa. Lá havia um altar com paramentos e uma cruz, duas velas e a Bíblia. Foi ali que, de pé, celebramos nosso primeiro Culto ao ar livre. Formávamos um círculo em volta do altar munidos de folhas de canto. Pastor Brookmann animava-se com a atmosfera que se criava. Às 09h dirigimo-nos ao refeitório com o objetivo de saborearmos o café da manhã. Antes de darmos início ao desjejum, novamente em pé, cantamos um hino de gratidão a Deus pelo alimento que estava sobre a mesa.

Às 09h e 45min foi iniciado o Programa Oficial do Seminário. O P. Brookmann e a Coordenadora Irina fizeram a saudação inicial. Logo depois, dirigiram-nos para dentro de uma Dinâmica de Grupo que nos facilitava o conhecimento mútuo. Feito isso, experimentamos uma pausa de 10min.

Já às 10h e 45min, entraram em ação o casal Alan x Kathie. Deram início ao seu tema intitulado “See through the Scriptures”. Comunicavam-se em Inglês e a Irina, na mesma hora, traduzia ao Russo. Como recurso pedagógico, usaram imagens copiadas sobre lâminas ilustrativas e coloridas que, a partir de um retroprojetor, lançavam sobre a tela. O casal se alternava na apresentação do tema “Um passeio pela Bíblia”. E quando foi 12h e 30min., encerraram o seu momento matutino.

Às 13h foi servido o nosso primeiro almoço. De entrada, tomamos sopa. Depois, veio arroz com fígado de gado e saladas. Um prato um tanto estranho para nós e, por isso, comemos pouco. Após o almoço tivemos uma pausa de praticamente três horas. Das 16h até as 17h e 45min damos início ao nosso tema “Crendices – O que é Isso?”. Às 18h o P. Brookmann também iniciou o seu tema que versava sobre o Antigo Testamento. Trabalhou sobre o mesmo aé as 18h e 45min quando, em seguida, fomos jantar. Às 19h e 45 min., o pastor voltou a carga com mais conteúdo. Agora, o mesmo versou sobre a História da Igreja Luterana Russa. Este momento estendeu-se até às 20h e 45min quando, cansados, ainda participamos de mais um Culto, às margens do Lago. Com esta Celebração encerramos os trabalhos do Primeiro Dia.


Era o dias das mulheres usarem as dependências pensadas para uma boa sauna. Na Rússia praticamente toda casa tem sua arquitetura voltada para possibilitar essa experiência. Trata-se de uma tradição, tal como o chimarrão no Rio Grande do Sul, eu diria. Todos massageiam-se batendo com ervas no corpo para brirem os poros. Interessantíssimo. A Valmi ficou felicíssima pois, finalmente, experimentaria um banho quente. Enquanto ela curtia o momento eu fiquei no quarto, me preparando para desenvolver o tema no dia seguinte. Foi excelente. O testemunho da Valmi foi de encher os olhos. Ela disse que as mulheres aproveitaram para lavar o cabelo e tomar um banho gostoso. Que lá havia água quentinha em profusão e que o compartimento possuia várias bacias e duas grandes torneiras das quais jorrava a tal da água. Uma delas continha água quentíssima. Já a outra, geladíssima. Com a mistura das duas, criava-se as boas possibilidades para o grupo.

Nenhum comentário:

OLHA SÓ!