Busque Saber

30.12.09

Vou ser Avô!



Recebi esta notícia como um presente, na noite de Natal! A criança nascerá em julho de 2010. Já estou até pensando onde vou construir a caixa de areia para a minha netinha e ou meu netinho brincarem. Sim, imagino-me respondendo perguntas, muitas perguntas. Tal como Maria e José foram pais, penso que a Valmi e eu também seremos avós presentes. Foi sobre esse assunto que meditei em Lucas 2.41-52...

Espero que o rebento da Paula e do Daniel seja curiosa ou curioso. Quem?... Como?... O quê?... Para quê?... Por quê?... Vocês já repararam que as pessoas que fazem perguntas se desenvolvem mais do que as que são tímidas, do que as que se recolhem nos cantinhos do silêncio?

Fazer perguntas é muito bom! O texto bíblico que acabei de sugerir para leitura explicita que Jesus foi à escola com perguntas a tiracolo (46). Lá, Ele, certamente, recebeu boas respostas. Pena que o evangelista Lucas não nos conte mais sobre o assunto. Interessaria-me saber quais foram as perguntas que o Filho de Deus fez, quais as boas respostas que Lhe foram dadas.

O fato é que também Jesus sofreu aprendizado, mudou de comportamento. Não avalio as meninas e os meninos que estão sob meus cuidados pela resposta certa que são capazes de dar. Penso que a “decoreba” não tenha muito valor em si. Adoro quando são curiosos. Esses, de respostas em respostas, vão construindo um mundo melhor para si e para os outros.

O ano novo vem aí. Vamos ter que, novamente, juntar todas as nossas forças para lutar. Novos caminhos já começam a se abrir. Certamente vamos ter que trilhar por estradas antigas, continuar tentando responder velhas questões: Quem sou eu? O que acontece com a minha vida? Claro que poderemos abdicar de nos envolver com tais perguntas. Até poderemos fechar nossos ouvidos para as mesmas, nos entupirmos de fórmulas prontas, decoradas, mastigadas por outros. Qual a graça disso?

Jesus crescia em sabedoria e, por isso, as pessoas e Deus mesmo gostavam Dele. Quero crescer em sabedoria. Me perguntar como ser um bom avô. Começo assim 2010. Abraços!

2 comentários:

Schenkel disse...

Parabéns Renato e Valmi!!!
Vocês serão avô e avó e a Michelle e eu seremos mãe e pai...
Eu me alegro muito com vocês.
Um abraço nosso daqui de Passo Fundo.

Enio Spieker disse...

Parabéns "vovô" Renato...
Nos alegramos muito com voces.
Vera e Enio.

OLHA SÓ!