Busque Saber

12.3.12

Pa. Mayke Marliese Kegel!


O dia oito de março (Dia Internacional da Mulher) se desenrolava normalmente até que, no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, onde se festejavam os 161 anos dessa nossa linda cidade industrial, foi lembrado o nome da Pastora Maike Marliese Kegel. Isso mesmo! A nossa “Pastora Mayke” recebeu das mãos de autoridades instituídas a “Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense”.

E ela fez por merecer esse prêmio. Hoje ela é a ministra responsável por todo o trabalho do “Departamento Social-Diaconia” desenvolvido na Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ. Para atuar nesse nível, ela se assessora de um “Corpo de Voluntárias e Voluntários” comprometidos com a causa dos pequenos; dos doentes e das pessoas marginalizadas da nossa cidade.

Mais do que isso. A Pastora Mayke dá de si nas atividades de “Serviço ao Próximo”, a partir do Setor da Maternidade Darcy Vargas - Assistência Espiritual e Hospitalar. Neste estabelecimento ela coordena o trabalho das “Agentes Solidárias” no Hospital Dona Helena; atua no “Serviço de Prevenção e Tratamento” onde a questão gira em torno de Dependência Química e de Jogos Patológicos. Tem mais, a nossa Pastora ainda fomenta o “Serviço de Desenvolvimento Comunitário – Projetos”; assessora o “Serviço de Pessoas com Deficiência”; acompanha o “Grupo de Apoio – Partilhando Adoção”; compõe a “Equipe Multidisciplinar do Hospital São José” no acompanhamento a doentes terminais e, entre outras tantas atividades, ainda profere “Palestras de Capacitação” para o Voluntariado e demais interessados.

Cabe ainda frisar que a Pastora Maike Marliese Kegel foi a primeira Pastora Luterana a exercer sua vocação na “Cidade dos Príncipes”. No seu testemunho, o Pastor Emérito Remy Hofstäetter disse: – A Mayke é uma pequena grande mulher corajosa, lutadora, determinada, dedicada, solidária, e que sabe muito bem o que quer e aonde quer chegar. Já o Vereador Aloir Alves de Cristo homenageou-a mencionando seu “belo currículo” ao exaltar seus serviços prestados ao povo joinvillense, sempre com dedicação responsável. Ele concluiu sua fala dizendo: – Agradecemos e registramos aqui o nosso reconhecimento a você, Pastora. Dito isso ele conferiu a Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense à Mayke.

Para nós, mulheres luteranas engajadas nas causas diaconais da nossa Igreja (IECLB) na nossa cidade, foi um dia de muita alegria. A Diaconia de Jesus foi condecorada; foi reconhecida através da Mayke. Que coisa boa! O Voluntariado que estava presente, vibrou, alegrou-se, emocionou-se com o ato solene. Os testemunhos proferidos à nossa “grande” homenageada pelos filhos Murian e André; pelas irmãs Anna Paula e Ellen e pelo Pastor Remy simplesmente emocionaram a todos. Parabéns Pastora Mayke Kegel. Nós estamos orgulhosas de você!


Diácona Valmi Ione Becker

2 comentários:

Elisabetha disse...

Prezado Renato

Muito bom o texto. Esta menina, mulher de coragem, sempre lutou ao lado dos que precisam. Muito merecida a homenagem. Abraço Betha

Anônimo disse...

Pastor renato,
Fiquei muito feliz com a homenagem merecida à Pa Mayke.
Tive o prazer de trabalhar com ela aí em Jlle, e sei que a frase "pequena GRANDE mulher", aplica-se perfeitamente à ela, pois o merece sem dúvida nenhuma!
Um abraço a todos.
Alci

OLHA SÓ!