Busque Saber

17.3.12

Mulher - Mulher!


Pessoas combativas sempre chamam minha atenção. Jesus foi um homem que não cansou de trilhar à margem dos conceitos prontos. Quem lê o Novo Testamento percebe que Ele sempre se preocupava em recriar. Sua cabeça estava voltada em fazer a releitura das coisas escritas e, depois, com todo seu ser, vivia essa nova proposta dentro da sociedade.

Os judeus eram rígidos. Na rua, a mulher deveria cobrir o rosto, não dirigir à palavra a ninguém, e, inclusive, assumir um jeito mais apático de ser. Jesus não dava a mínima para estas leis marginais. Ele visitava as mulheres e até aceitava-as como discípulas. No dia da Sua ressurreição Ele até escolheu uma delas para servir-Lhe de testemunha.

Ora, tal deferência torna explícita uma nova postura para as mulheres do nosso tempo. Elas estão convidadas a levantar sua voz em busca de mais espaços dentro da sociedade. Agindo assim, sob articulação, podem transformar em verdade aquilo que já é lei, mas não sai do papel. Ora, isso é possível quando existe diálogo. Penso na Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, na OASE, por exemplo. Ela é o maior grupo organizado de mulheres em nível de América Latina. Quanta força para beneficiar o Reino de Deus, não é mesmo?

Relaciono-me de perto com pessoa combativa; pessoa que, desde cedo, conviveu com Teologia saudável. Dela e de outras menos próximas aprendi a também indignar-me ao ouvir vozes femininas que se auto-depreciam pronunciando pequenas frases do tipo: - "Desculpe-me, eu não sou capaz!" - "Por favor, isso não é para mim!" - Gente, eu não mereço!" - Simplesmente não sei fazer o que me pedem!" Entre as mulheres que militam nas propostas do Senhor, não pode ser assim!

2 comentários:

RENATO LUIZ BECKER disse...

Minha linda madrinha retrada nesta foto em seus...deveria ter uns 21 anoa...linda,linda,linda...
Adriana May Marinho

RENATO LUIZ BECKER disse...

Nesta época ela tinha 15 aninhos Adriana. Abraços!
Renato

OLHA SÓ!