Busque Saber

2.8.11

Teste seus conhecimentos sobre os 10 Mandamentos!


Oi Pessoal! Esta foi uma "Verificação de Conhecimentos" que apliquei com a turma de Pré-confirmandos aqui da Paróquia onde trabalho. São 10 questões referentes aos Dez Mandamentos e de uma referente ao “Que Deus diz”. Você lê o Mandamento e então aparecerão duas explicações de Lutero: uma falsa e outra verdadeira. Transfira a explicação “que significa isto” verdadeira para grade de respostas. Só isso... Cada acerto vale um ponto. O acerto da 11ª questão bonifica um erro. A fim de experimentar?!

Primeiro Mandamento: Eu sou o Senhor, seu Deus.Você não deve ter outros deuses além de mim.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo.
B - ( ) Devemos ter medo de Deus e mesmo assim amá-Lo acima de tudo.

Segundo Mandamento: Não abuse do nome do Senhor, seu Deus, porque o Senhor não considerará inocente quem abusar do seu nome.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, em seu nome não amaldiçoar, jurar, jogar peteca; praticar a magia, mentir ou enganar; mas devemos pedir a sua ajuda em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a magia, mentir ou enganar; mas devemos pedir a sua ajuda em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

Terceiro Mandamento: Santifique o dia de descanso.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar a pregação e a sua palavra;
mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com muitíssimo gosto.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar a pregação e a sua palavra;
mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com gosto.

Quarto Mandamento: Honre o seu pai e a sua mãe.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar nem irritar nossos pais e as pessoas que têm autoridade sobre nós; mas devemos honrá-los, servir e obedecer-lhes, amar e querê-los bem.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar nem irritar, nem encher a paciência dos nossos pais e as pessoas que têm autoridade sobre nós; mas devemos honrá-los, servir e obedecer-lhes, amar e querê-los bem.

Quinto Mandamento: Não mate.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não agredir nem ferir o nosso próximo, nem esmurrar nosso irmãozinho; mas devemos ajudá-lo para que tenha tudo de que precisa para viver.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não agredir nem ferir o nosso próximo; mas devemos ajudá-lo para que tenha tudo de que precisa para viver.

Sexto Mandamento: Não cometa adultério.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, levar uma vida sexual responsável, segura de si e disciplinada, amar e respeitar a esposa ou o marido.
B – ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, levar uma vida sexual responsável e disciplinada, amar e respeitar a esposa ou o marido.

Sétimo Mandamento: Não roube.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não tirar o dinheiro ou os bens do próximo nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios desonestos; mas devemos ajudá-lo a conservar e melhorar seu meio de vida.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não tirar o dinheiro ou os bens, ou ainda a carteira do próximo nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios desonestos; mas devemos ajudá-lo a conservar e melhorar seu meio de vida.

Oitavo Mandamento: Não fale mentiras a respeito do próximo.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, com mentiras descaradas, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não enganar o nosso próximo com falsidade, traí-lo, caluniá-lo ou fazer acusação falsa contra ele; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.

Nono Mandamento: Não deseje possuir a casa do seu próximo.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não tentar conseguir com esperteza a herança ou a casa do nosso próximo nem nos apoderar delas como se tivéssemos direito a isso; mas devemos ajudar e cooperar para que possa conservá-las e até conseguir mais e mais.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não tentar conseguir com esperteza a herança ou a casa do nosso próximo nem nos apoderar delas como se tivéssemos direito a isso; mas devemos ajudar e cooperar para que possa conservá-las.

Décimo Mandamento: Não cobice a esposa ou o marido do seu próximo, nem as pessoas que trabalham com eles nem coisa alguma que lhes pertença.
Que significa isto?
A - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não seduzir, desviar ou afastar a esposa ou o marido do próximo, nem as pessoas que trabalham com eles; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram o seu dever.
B - ( ) Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não seduzir, desviar ou afastar a esposa ou o marido do próximo, nem as pessoas e os animais que trabalham com eles; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram o seu dever.

Que diz Deus de todos estes mandamentos?
Ele diz:
A - ( ) "Eu, o Eterno, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os netos e bisnetos. Porém, sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por centenas de milhares de gerações." Deus ameaça castigar todas as pessoas que não cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a sua ira e não deixar de cumpri-los; mas ele promete graça e todo o bem às pessoas que os praticam. Por isso, devemos amá-lo, confiar nele e guardar os seus mandamentos de boa vontade.
B – ( ) "Eu, o Eterno, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os netos e bisnetos. Porém, sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações." Deus ameaça castigar todas as pessoas que não cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a sua ira e não deixar de cumpri-los; mas ele promete graça e todo o bem às pessoas que os praticam. Por isso, devemos amá-lo, confiar nele e guardar os seus mandamentos de boa vontade.

Gabarito para marcar as respostas:
1° Mandamento A ou B
2° Mandamento A ou B
3° Mandamento A ou B
4° Mandamento A ou B
5° Mandamento A ou B
6° Mandamento A ou B
7° Mandamento A ou B
8° Mandamento A ou B
9° Mandamento A ou B
10° Mandamento A ou B
Que diz Deus? A ou B

Nenhum comentário:

OLHA SÓ!