Busque Saber

12.4.14

PÁSCOA - RESSUREEIÇÃO - MORTE e VIDA

Vem aí a Páscoa. Dietrich Bonhoeffer disse que "Quem sabe o que é Páscoa nunca se desesperará!" Foi refletindo sobre esta palavra do nosso mártir luterano que ousei escrever umas linhas a respeito. Boa leitura! Bom Proveito!

O que é que Páscoa te lembra? Procurar ovinhos no pátio; comida boa; feriadão? Ah! Sim, tem algo a ver com Jesus.

Isso mesmo! No Natal nós festejamos o nascimento de Jesus. Mas o que festejamos por ocasião da Páscoa? A crucificação? A ressurreição? Sabemos o que estas duas palavras expressam? Uma grande teóloga chamada Dorothea Sölle disse certa vez: “Dizer que Jesus ressuscitou só tem sentido se tivermos clareza que também ressuscitaremos depois da morte. A ressurreição é um fato e falar dela sem a perspectiva de experimentá-la é algo completamente sem sentido.”
  
Se tu não tens nada a ver com a Páscoa, ou melhor, se, para ti, a Páscoa é somente um feriado, então tens um grande problema para resolver. Na Páscoa a morte e a vida; o sepultamento e a ressurreição estão muito próximos. Essa verdade vale para os dias de hoje e cada pessoa pode experimentá-la. Ou seja, a Páscoa pode ser um novo começo. Saia desse estado de desesperança; de culpa e te abre para uma nova vida.

O teólogo Eberhard Jüngel escreveu algo sobre a Páscoa: “A diferença entre a Páscoa e um passeio é que o passeio não muda a nossa vida. Os passeios acabam exatamente ali onde começam. A Páscoa, entretanto é uma viagem sem fim.

Esse teólogo quis sugerir que terminássemos com o nosso passeio e começássemos algo novo; que nos deixássemos inspirar pela Páscoa; que não nos deixássemos envolver pelos festejos da Páscoa de dois mil anos atrás, mas sim por uma ressurreição aqui e agora. Trata-se da tomada de uma decisão bem pessoal.

Vamos lá! Sepulta tua inveja, tua raiva, tuas desavenças com pessoas e pendura tua culpa na Cruz. Aliás, foi para isto que Jesus morreu nela. Deixa que Ele te perdoe e começa a viver uma nova vida. Experimenta isso! Depois, procura alguém que possa te auxiliar nesta caminhada.

Eu ainda quero repartir mais dois versos bíblicos contigo: Em João 14.6 se lê que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida.” Em João 3.7 se lê que “Precisamos nascer de novo.” Ora, estas duas pequenas frases bíblicas têm muito a ver com a Páscoa. Sim, a Páscoa é uma chave que abre o nosso entendimento para a compreensão destas duas palavras. Você as entendeu? 

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia!Pastor Renato.
Lindo sabias palavras.
Eu louvo a Deus ,pois, não somente eu e sim meus filhos tb entenderam o significado da Páscoa.E para uma família não existe bem precioso maior do que aceitar e entende o sacrifício de cristo na cruz.
Também louvo a Deus pela vida do Pastor.nos momentos mais difíceis da minha vida onde o equilíbrio era necessário.Eu cresci em entendimento e fé ouvindo suas reflexões e participando dos estudos passeando pela bíblia.Muitas palavras ainda soam aos meus ouvidos no momento de decisões.Como diz a palavra de Deus De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10:17
Porque precisamos de fé em constante crescimento, guardar e esconder a Palavra no nosso coração. Oração e palavra para constantemente sermos fiel ao nosso cristo Jesus.
Mais uma vez obrigada!

OLHA SÓ!