Busque Saber
15.6.11
Pastoral Universitária na IECLB!
Abaixo um pouco daquilo que vi; ouvi e vivi sobre Pastoral Universitária na IECLB dos anos 50 até hoje, 2011...
No ano de 1955 os pastores Paul Götz e Godofredo Boll iniciaram um trabalho com jovens universitários em Porto Alegre (RS). Depois deles o pastor Knizer passou a enfatizar as ACA’s (Associação Cristã Acadêmica) que, juntas, formavam as UCB’s (União Cristã Bíblica). Foi então que as Comunidades e Paróquias do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná passaram a se ocupar com estudantes universitários a partir de 1959. De 1962 até 68 foi o Sínodo Evangélico Luterano Unido quem tentou ir ao encontro dos mesmos. O problema era que, sempre de novo, se esbarrava na desatenção das autoridades eclesiásticas para estes que despontavam dentro da Academia.
Foi então que, por iniciativa do P. Heinz Soboll, pároco da “Comunidade Evangélica de Curitiba” (PR) se solicitou à Federação Luterana Mundial (FLM) um auxílio para chamar e “bancar” um pastor (americano) que desenvolvesse um ministério específico com jovens em geral (Mocidade Evangélica) e, ao mesmo tempo, com estudantes universitários na metrópole Curitiba (PR). Essa solicitação foi atendida e se enviou ao Brasil um pastor da “American Lutheran Church” que se chamava Richard Harvey Wangen. Para tal houve ajuda da Federação Luterana Mundial (FLM). Reza a História que a Federação Sinodal ajudou no sustento daquele ministro evangélico. Já à “Comunidade Evangélica de Curitiba” (PR) coube a articulação dos dinheiros para o pagamento da moradia do referido Reverendo. Foi assim que o P. Wangen ingressou no quadro de pastores do Sínodo.
Expirado seu contrato, ele voltou aos EEUU. Seu sucessor foi o P. Olander que, por divergências com o presbitério de então, abdicou se sua função no final de 1962. Não passou muito tempo e o P. Richard Wangen voltou para Curitiba (PR), agora como enviado da Federação Sinodal (com vinculação informal com a “Comunidade”). Criou-se então a “Pastoral Universitária” da Federação Sinodal. O Sínodo Riograndense articulou-se nos mesmos moldes para fundar um trabalho com universitários em Porto Alegre (RS). Para acompanhar estes estudantes foi chamado P. Karl-Ernst Neisel da Alemanha (Evangelische Kirche Deutschland - EKD). Donald Richmann (1968), Arzemiro Hoffmann (1975) e outros seis ou sete ministros evangélicos que deram de si em prol deste projeto nos anos seguintes. Esta Pastoral Universitária fechou suas portas em 2006 por falta de visão e vontade política das lideranças eclesiásticas gaúchas.
Entre os anos de 1950 a 60 o Trabalho com Universitários se desenvolvia a olhos vistos. Foi então que, em Curitiba (RS), surgiu a idéia de se organizar uma “Casa de Estudantes Luteranos Universitários”. O P. Wangen se empenhou muito em prol deste projeto. Ele foi à luta e conseguiu verbas para a compra de um terreno no centro de Curitiba (PR). Ali se construiu um prédio de três andares que deveria abrigar a futura “Casa do Estudante Luterano Universitário” (CELU). O projeto foi aprovado e financiado pela “Evangelische Zentralstelle für Entwicklunsshilfe” do Governo da Alemanha. A Organização “Brot für die Welt” (Pão para o Mundo) também ajudou. Depois de alguns anos o pastor Wangen voltou aos EEUU e foi sucedido pelo P. Carlos Fr. R. Dreher. Hoje essa idéia já está quase esquecida. Uns poucos sonhadores ainda tentam manter o Projeto de pé – entre eles o P. Heinz Ehlert.
Aquele projeto que visava construção de moradas em Pelotas (RS), em Santa Maria (RS), em Porto Alegre (RS) e em Curitiba (PR) acabou se esvaindo em esquecimento. Carrego a impressão de que ele só visava mais o espaço físico e nem tanto a pessoa do estudante. Lamentável isso!
Só algumas “faíscas de esperança” ficaram. Foi nos inícios dos anos 80 que a Comunidade de Florianópolis decidiu investir neste Projeto audacioso. Foi sob a liderança do Pastor Adelário Müller que se contratou o então estudante de Veterinária João Klug, para investir nesta idéia. Ele matriculou-se no Curso de História da UFSC para estar perto do estudantado. O sucesso do seu trabalho foi absoluto. Hoje o então estudante de Veterinária e História é Professor Doutor no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. De janeiro de 1991 até janeiro de 2001 foi eu quem assumiu este “bastão.” Com minha ida à Alemanha para trabalhar na “Evangelische Studenten Gemeinde” de Munique, o pastor Rui deu e continua dando continuidade à tarefa. Nosso testemunho é claro e inequívoco: centenas de estudantes que passaram pela MUNIL hoje ocupam cadeiras de liderança na Igreja e na Sociedade do Brasil e do mundo.
No final dos anos 90 tentou-se articular uma PU (Pastoral Universitária) a nível nacional sob a liderança da IECLB. Lembro que, como MUNIL convidamos as PUs de Santa Maria; Porto Alegre e Curitiba para dialogarmos sobre o assunto. Havia vontade da parte de muitos, mas faltou alguma coisa no sentido de se dar espaço para que esse sonho se materializasse.
A verdade é que faz 20 anos que me envolvo no Trabalho Pastoral junto a estudantes universitários. Tenho excelente convívio com um sem-número de jovens que passeiam com cabeças erguidas e brilho nos olhos, entre os espaços abertos do Campus Universitário. Sim, ainda invisto tempo para ouvir as tantas histórias que, quase sempre, são tingidas de lutas vividas em “momentos de deserto”. Lá no horizonte está o futuro a ser buscado, com ou sem o respaldo dos pais. O interessante é que há unanimidade nas palavras que brotam das bocas e dos corpos do povo estudante: os semestres continuam desgastantes e exigentes e quase nunca há um ombro que ampare cabeças cansadas em meio às crises experimentadas. Trata-se de uma lacuna para ser olhada com carinho pela nossa IECLB – sim senhor.
14.6.11
Peça de Teatro sobre o Tema do Ano da IECLB - 2011
Abaixo estou repartindo uma Peça de Teatro sobre o Tema do Ano da IECLB - 2011: “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” (Lucas 2.14)Trata-se de uma Peça de Teatro baseada na Palestra proferida pelo P. Dr. Haroldo Reimer por ocasião da 14ª Assembleia do Sínodo Norte Catarinense (SNC)ocorrida nos dias 04 a 05 de junho de 2011, em Rio Negrinho (SC)
CENA Única: A mesa está posta para o café da manhã. Dona Ilse é uma matriarca. Levantou mais cedo e está arrumando tudo com muito capricho. Ela dobra os guardanapos e os coloca cuidadosamente ao lado de cada prato. Daqui um pouco seu marido, seus dois filhos e sua filha vão chegar para o café de domingo. Ela tem prazer de fazer o que faz, pois gosta de ver a família reunida, em comunhão. Vai até o computador e permite que o som da Rádio União de Novo Hamburgo participe do momento com sua música de fundo. Primeiramente são os filhos (Júnior e Nilo) que vêm à mesa. Depois disso chega a Sílvia. Eles sentam-se e começam a se servir de café com leite. Depois disso vem o pai (Godofredo). Todos ainda estão tocados pela palestra que ouviram na noite anterior numa das salas da Comunidade Luterana da qual participam. Dona Ilse senta-se ao lado da sua família que conversa sobre assuntos triviais. Quem dá novo o rumo à conversa é o Júnior, seu filho caçula. No meio da conversa todos receberão a visita do Pastor Luis. É aí que o diálogo esquenta...
Júnior: Vocês perceberam a linguagem corporal do nosso pastor ontem à noite? Ele estava eufórico com a palestra daquele Pastor Doutor de Goiânia.
Sílvia: Acho que se eu fosse pastora também ficaria eufórica. Que palestra! Nunca ouvi falar sobre Ecologia a partir de um foco bíblico. Também fiquei impressionada.
Godofredo: Gostei da arrancada dele quando disse que a nossa Igreja não deveria trabalhar esse assunto como se fosse um simples tema do ano, mas como tema da década; do século...
Ilse: Achei muito correto. Se pensarmos bem, hoje, o que verdadeiramente está em jogo são as questões da própria existência humana.
Sílvia: Certo mãe! O pote de mel, por favor... Em cada palavra que ele proferia havia como que uma espécie de “gotas de esperança” pingando de sua fala. Eu me emocionei quando ele disse que Deus nos remete à esperança e à paz.
Nilo: Sabe mana! Alguns entendem isso daí como “utopia”.
Godofredo: Pois olha gurizada: Eu estava lendo um livro do Eduardo Galeano onde ele afirmava que a “utopia sempre está no horizonte; que cada vez que damos um passo em direção a ela, ela se afasta outro passo”. Entendo que a força de Deus que nos impulsiona à paz e à esperança não nos permite acomodamento.
Nilo: Concordo contigo pai. A Criação de Deus e o compromisso que temos com essa Criação nos remetem para dentro do nada onde a construção de um outro mundo para ser administrado com amor e cuidado é possível – sim senhor.
Ilse: Ele chamou essa construção de “heterotopia”. Nunca tinha ouvido falar nesta palavra.
Godofredo: (rindo) Ilse! Sempre é assim que as grandes mensagens de esperança são ditas a partir de lugares onde se experimenta sofrimento. A Bíblia está repleta de testemunhos assim. Deus sempre de novo pode nos promover a saída de todo o lodaçal que experimentamos.
Ilse: Como se ouve falar sobre Ecologia hoje em dia. Toda hora se fla nisto na televisão. Vocês já repararam?
Júnior: Está na hora de ser assim mãe. Hoe, a Ecologia, hoje, é tema global e, por isso mesmo, urgentíssimo. O mundo começa logo ali onde termina a área da nossa casa. Quem já não percebeu que os problemas ecológicos se mostram mais e mais?
Sílvia: Parece que estou vendo o nosso pastor com aquela fala emocionada: (empostando a voz) - A Bíblia diz que “no princípio criou Deus o céu e a terra”... A palavra “criar” significa “ganhar espaço em meio ao caos das águas” onde Deus cria o novo... A Criação é o espaço que Deus conquistou em meio ao caos...
Godofredo: O nosso pastor está certo Sílvia. Nos cabe manter a Criação de Deus; lutar para estancar o caos. Lembram do Salmo 104.24? Nele se fala das “variedades” criadas por Deus. Ora, se Deus retirar o Seu Espírito da Criação então ela murchará; morrerá. Deus está no fundamento de toda a criação e conta conosco para sua manutenção.
Júnior: Que coisa interessante. Pouquíssimas vezes em minha vida eu consegui me concentrar tanto numa palestra.
Ilse: Filho! Isso é porque este assunto anda mexendo conosco. A Bíblia diz que é em Jesus Cristo que toda a Criação será redimida. Li no Castelo Forte que os “gemidos da Criação são como os da mulher parturiente e o passo para se chegar à redenção desta Criação tem a ver com a esperança que os filhos de Deus podem gerar...
Godofredo: (cortando a conversa) Corretíssimo! A Criação é a expressão maior do amor de Deus; é o dom; é a graça; é a perspectiva. Deus é o Criador e nós somos as Suas criaturas. Nós não nos bastamos a nós mesmos, mas celebramos esse Deus que, junto da Sua Criação, nos encaminha para um fim no próprio Deus.
Ilse: Eu não tinha terminado meu ponto de vista Godô. O autor daquela meditação deixava claro que após os tempos de tribulação sempre continuará havendo a expectativa de um espaço novo; de “águas de descanso”, conforme o escrito do salmista no Salmo 23.
Júnior: Dê-lhe Mamã! O ser humano é imagem e semelhança de Deus e, portanto tem dignidade própria, frequente a camada social que frequentar.
Sílvia: Grande Júnior! Concordo contigo em gênero, número e grau. Agora, esse ser humano que tem dignidade própria também tem atribuições. Concorda comigo?
Júnior: Sem dúvida nenhuma! A Bíblia fala em “crescei e multiplicai-vos”. Esse mandamento nos dá uma tarefa para cumprirmos em meio a companhias e ambientes ameaçadores. Essa palavra bíblica não nos incentiva a “crescermos e multiplicarmo-nos” para sermos pessoas ameaçadoras do meio ambiente, mas para “cultivarmos”; para trabalharmos duramente não como “interventores”, mas como “guardadores”; como zeladores para que tudo esteja bem.
Nilo: Deixa eu ver se entendi. Nós somos os “mordomos da vida” que são chamados a administrar da melhor maneira estes descompassos; desajustes ambientais que estamos vivenciando em todos os lugares. É isso?
Godofredo: Na mosca meu filho... (As falas de Godofredo são quebradas pela campainha da casa...)
Ilse: Ué! Quem será?
Nilo: Vou ver quem é mãe...
Godofredo: Há muito para se fazer e nós como Igreja podemos ajudar...
Pastor Luiz: Bom dia povo de Deus. Pelo visto Cheguei na hora boa... (Cumprimenta a todos, um a um com deferência)
Ilse: Sente-se pastor. Tome um xícara de café conosco. Estavamos justamente cconversando sobre a palestra da noite de ontem.
Pastor Luiz: Vou dizer uma coisa para vocês: Aquela foi a melhor palestra que eu já assisti nos últimos tempos.
Nilo: Todos aqui concordam com o senhor.
Pastor Luiz: A Comunidade gostou. O seu Hercílio baixou a cabeça quando o nosso palestrante deixou transparecer que se derruba uma árvore por pouco dinheiro porque o desejo, a ganância é uma coisa que não tem fim.
Júnior: Ele derrubou alguns pinheiros. Li que uma árvore produz 300 kg de pinhão ao ano. Que perda!
Pastor Luiz: Temos que ir “plantando” esta consciência no meio de nós. Entendo que ontem foi um bom ponto de partida.
Godofredo: A trajetória humana dos últimos séculos tem sido marcada por voracidade. O nosso palestrante falou da “tecno-ciência” que cria “cumulatividade”.
Nilo: Que é isso pai. Não entendi bem...
Godofredo: “Tecno-ciência” filho, é essa “arte descontrolada” de se manejar os recursos da terra a partir de meios científicos. Quantas vidas já foram sacrificadas em nome do progresso a partir do desmatamento; da redução dos indígenas. Outro dia eu viajei pela Europa e vi aquelas catedrais. Atrás de cada uma se escondem navios e navios de ouro latino. Quanto sofrimento para gerar o progresso. Foi a “tecno-ciência” que criou a “cumulatividade” que desenvolve geneticamente os nossos alimentos. Creio que este comportamento nos levará à desgraça, mais cedo ou mais tarde.
Sílvia: Não seja tão drástico pai!
Pastor Luís: O teu pai não está sendo drástico Sílvia. O mundo cresce demograficamente em níveis aceleradíssimos. Gostei de ouvir o palestrante falando no “Sistema Ecocida” que a maioria das pessoas até já adotou.
Ilse: “Sistemos Ecocida” é aquele que mata a Ecologia?
Pastor Luiz: Neste Sistema se desmata uma área enorme sem se pesquisar a biodiversidade. Agindo assim, destruímos sem nos preocupar com as consequências. Observem que cada vez existe mais gente; mais automóveis; mais problemas que, em última análise, se tornam “imanejáveis”. Hoje se ouve falar em tsunamis; em variações de temperatura e em efeito estufa. No sul do Rio Grande do Sul já há desertificação.
Júnior: Meu professor largou uma boa esses dias. Ele disse que o vilão na emissão de gases na atmosfera so Brasil não é a indústria, mas os gazes originados dos bovinos.
Nilo: (rindo) Hoje isso ainda não nos assusta, mas se continuarmos nesse ritmo de intervenção humana, daqui alguns anos, os espaços destinados à soja já serão inviáveis. Há estudos sérios sustentando que já houve um encurtamento no ciclo das chuvas no Brasil.
Pastor Luiz: E de quem é a responsabilidade?
Godofredo: Boa pergunta...
Pastor Luiz: Estamos vivendo em níveis críticos. As emissões de gases estão 50% acima da capacidade de regeneração. Às vezes chego a pensar que já chegamos a um ponto sem retorno? Será que ainda dá para falar de paz na Criação como a IECLB está propondo?
Sílvia: Eu entendo o que o senhor quer dizer pastor. Nós fazemos parte de uma rede global. O Clube de Roma, já em 1972, afirmou que os recursos naturais podem ter fim. Encontros recentes como “Rio 92” não melhoraram nada deste caos porque ninguém quer descer do seu patamar – esse é nosso maior problema.
Nilo: Como pode que somos assim?
Ilse: Por favor. Entendam-me bem. A nossa vizinha sempre vem com uma conversa de que no passado distante as pessoas encontravam Deus na Natureza. De repente vamos ter que buscar reaprender com os indígenas; com os ribeirinhos a respeito destes elementos religiosos que, por certo, nos ajudariam a mudar esse momento vivido.
Júnior: A mãe está certa. A terra é um grande organismo vivo que faz trocas intermináveis. Se interferirmos num lugar, há interferências noutros lugares. A natureza é como uma casa viva que está perpassada por complexidades. E nós? Nós nem aí para ela.
Sílvia. Toda hora eu ouço falar de crescimento verde. Será que isso ajuda? O agro-negócio mata a fome do mundo. Hoje 60% da comida do Brasil é produzido em minifúndios. Será que podemos frear essa trajetória do agro-negócio?
Pastor Luiz: Olha, a Bíblia diz que somos simultaneamente “justos e pecadores”; sábios e idiotas. Nós não conseguimos nos dar conta que estamos caminhando para o buraco. Quer dizer, importa reaprender a sabedoria.
Godofredo: Outro dia, na internet, li uma velha frase de Martin Luther King: Creio que as pessoas que vivem para os outros conseguirão reconstruir o que os antepassados destruíram.
Pastor Luiz: Certo, mas isso só a partir da educação. Temos que continuar discutindo sobre estes temas. Estou contente com a noite de ontem – não escondo isso.
Godofredo: É! No Brasil há parceiros que não estão levando em conta as questões ambientais e nós não podemos cruzar os braços. A IECLB tem potencial enorme para contribuir. Há iniciativas aqui e ali. Temos que superar a letargia; olhar as iniciativas louváveis que já existem; reduzir; reciclar e recuperar o que pode ser recuperado. Temos que nos deixar sacudir por dentro.
Ilse: Como nos deixar sacudir por dentro Godô?
Pastor Luiz: Desculpe Godofredo. A pergunta da Ilse mexeu comigo. A Bíblia nos apresenta exemplos de “sacudimento interno” a partir do reconhecimento dos sinais causados pelos efeitos nefastos que acontecem no dia a dia. Não sabemos ao certo sobre os problemas que nos assolam, mas mesmo assim vamos em frente. Interpretar e tentar fazer; superar; dar passos em níveis superiores é o que se espera de nós; da IECLB como um todo.
Godofredo: Eu creio que, juntos, possamos dar saltos qualitativos além do nível em que estamos. Nesses ajustes ambientais quem mais sofre são os mais pobres. Vejam: No Chile morreram poucos com o terremoto por causa do seu conhecimento. Já no Havaí morreram inúmeros mais por causa do seu desconhecimento. Nós podemos dar saltos de qualidade; podemos incluir toda a Criação na vontade salvadora de Deus.
Pastor Luiz: Jesus veio salvar a pessoa. Somos parte da natureza. Não podemos nos desconectar do nosso planeta que é 70% água. Nós somos 70% água. Somos parte de um todo maior. Quando consumimos mais aceleramos a roda do crescimento econômico que, por sua vez, acaba ferindo mais o ambiente. Temos capacidade para tomarmos decisões alternativas.
Júnior: Li numa revista que a máquina consumista é uma espécie de “anticristo do consumismo” que precisa ser parada o quanto antes. O problema é como fazer isso!
Sílvia: Será que do jeito que as coisas estão andando não vamos acabar nos afogando na “praga do plástico”?
Pastor Luiz: Temos continuar dialogando até com outras culturas. A cruz é uma árvore que se tornou seca. A cruz também é um elemento próximo da natureza. Re-encantar a fé na Criação como obra de Deus é viável. Pensar; crer; ensinar e fazer liturgias – isso tudo nós temos capacidade de fazer. O todo que está aí é obra; é Criação de Deus gente.
Ilse: Minha mãe já me ensinava que o banheiro é capaz de indicar se existe saúde ou não numa casa.
Pastor Luiz: Correto Ilse. Nós podemos imitar Deus na misericórdia e no amor; superar a lógica do domínio. Não carrego a mínima dúvida de que dependemos uns dos outros e do ambiente em que vivemos. A nossa saída dos problemas tem que passar por um mínimo de vida comunitária pra tratarmos; para resolvermos; para apontarmos melhores caminhos.
Nilo: Tudo muito bom, tudo muito bem,, mas isso tudo é muito difícil.
Godofredo: Esse é o meu filho. Eu sei que não é simples Nilo. Algumas intervenções só têm efeito em longo prazo. O que não podemos é ficar de braços cruzadas.
Pastor Luiz: Lutero falou em “Sola Scriptura” (Somente a Bíblia). Que tal lermos os textos bíblicos também a partir da Ecologia. Lembram do Noé? Foi ele quem inaugurou a lógica sacrificial quando sacrificou o primeiro animal que lhe apareceu pela frente. Se todos têm dignidade, todos têm chance. Daí que “cultivar” é guardar (Gênesis 2.7); é observar ritmos de pausa; seis dias de trabalho e um de descanso. Em Êxodo 23.10-11 se lê que a terra tem direito de descansar; de parar de fazer o que está fazendo...
Júnior: É interessante que cultivamos tudo com afinco, menos o ócio.
Sílvia: Boa Júnior. Nós aqui, em pleno domingo de manhã, ao invés de nos envolvermos com coisas leves, propícias para um café domingueiro, nos envolvendo com esse tema pesado.
Pastor Luiz: Não fale assim Sílvia! : Com base na leitura de Deuteronômio 23.12-15 podemos dar meia volta; olhar para trás e reflitir sobre o que temos feito. O saneamento básico é 50% responsável pela saúde na face da terra. Outro dia alguém disse que o “capitalismo é como uma vaca que come capim e que vai deixando sujeira para trás”. Hoje, mais do que nunca, é preciso refletir-se sobre essa “sujeira” que fica; sanear-se a mesma. A Criação de Deus tem a ver com beleza falada no Salmo 104. Hoje essa “beleza” geme e sofre e, por isso mesmo, carece da nossa interferência refletida.
Godofredo: Sabe pastor. Estou convicto que Jesus não disse muita coisa sobre Ecologia. Mas me chamou a atenção que, num dado momento, Ele pediu que os Seus próximos “reparassem nos lírios do campo”. Isso me animou.
Pastor Luiz: Guardem isso: A espiritualidade vê, julga e age. É por isso que temos compromisso com esta proposta “ético-profética” com a qual Jesus Cristo nos abana. Sim, temos compromisso com o Reino de Deus e, portanto podemos celebrar a terra como um grande Corpo Vivo... (o pastor olha no relógio) Gente querida! Me perdi no tempo. Tenho Culto no Bairro Boa Ventura. Vou sair correndo (todos se despedem do ministro eclesiástico).
Ilse: Gente é domingo. Vamos tomar mais uma xícara de café. Que tal irmos passear em São Bento do Sul, agora à tarde? (As cortinas vão fechando).
10.6.11
Eu produzo - Tu produzes!
O patrão não deixou por menos: - Neco! Depois de limpar o chão tu pegas toda aquela sacaria suja e leva pro tanque. Se sobrar um tempinho, antes da largada, dá mais uma demão de tinta ali naquele pára-lama... No final de tudo apaga as luzes e pode ir pra casa.
O Neco correu. Precisava pegar os livros e rumar pro colégio. Já passava da hora. Sentou-se no canto da sala. O professor ensinava que “o mundo se movia pela produção...” Neco anotava aquele assunto de Sociologia e, junto, pensava no pai inválido; naquele homem sem importância. Trabalhar, trabalhar... Sim, esse critério de que se precisa trabalhar sem parar para se valer alguma coisa era assassino. Que coisa! Ele mesmo já caminhava pelos mesmos caminhos do pai; do avô...
- “Mas observem” – disse o professor – “a vida de uma pessoa sempre tem valor inestimável porque ela, a pessoa, é a imagem de Deus; porque ela, a pessoa, é criada por Deus; porque ela, a pessoa, é única e não porque é produtiva e porque consegue fazer isso ou aquilo com habilidade. A pessoa tem a vida porque Deus lhe dá e porque Deus espera que ela desfrute o fato de ser Sua imagem”.
Aquelas palavras mexeram com o Neco. Deus quer a vida. Deus protege a vida, mesmo quando ela, na perspectiva da sociedade, não é mais produtiva e só traz gastos. Deus quer a vida e não importa o quão saudáveis ou o quão doentes estejamos. Ainda era tempo de rever conceitos...
6.6.11
P. Dr. Haroldo Reimer – Colunista de "O Caminho"
Estávamos em Rio Negrinho (SC), por ocasião da 14ª Assembleia do Sínodo Norte Catarinense (04 a 05 de junho de 2011) quando tratamos do Tema da IECLB: “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso”.
Nosso palestrante convidado, o P. Dr. Haroldo Reimer desenvolvia sua fala com alegria, enquanto nós, delegadas e delegados, nos “deliciávamos” com os conteúdos apresentados. Depois de tudo veio o tempo do cafezinho.
De repente, senti um abraço do Haroldo. Sentamo-nos mais a parte e foi ali, em torno de uma mesa que meu ex-colega, com seu jeito simples, me concedeu esta bela entrevista:
O Caminho: Interessante a maneira como abordaste o Tema do Ano...
Haroldo Reimer: O que? Tema do Ano? Esse tema deveria ser o Tema da década; do século. Sim porque hoje estão em jogo as questões da própria existência humana.
Caminho: Vi e ouvi que continuas marcado pelo signo da esperança!
HR: É Deus mesmo quem nos remete à esperança, à paz. Alguns dizem que isso é utopia. O Eduardo Galeano já dizia que a “utopia está no horizonte... que cada vez que damos um passo em direção a ela, ela se afasta outro passo”. Para mim, paz, esperança e Deus são forças que não nos permitem o acomodamento. Vou mais longe. A Criação de Deus e o compromisso que temos com essa Criação nos remetem para a “heterotopia”, esse lugar no meio do nada onde se pode construir outro mundo; outro espaço que pode ser administrado com amor e cuidado. Sempre é assim que as grandes mensagens de esperança são ditas a partir de lugares onde se experimenta sofrimento. Eu continuo jogando minhas esperanças em Deus que me ajuda a sair do lodaçal.
Caminho: Dá para se dizer que Ecologia está em alta!
HR: A Ecologia, hoje, é tema global e, por isso mesmo, urgentíssimo. O mundo que habitamos é uma grande casa. Melhor, o mundo começa onde termina a minha casa. Não é mais possível tapar o sol com a peneira porque os problemas ecológicos se mostram mais e mais. A Bíblia diz que “no princípio criou Deus o céu e a terra”. Nesta linguagem bíblica a palavra “criar” significa “ganhar espaço em meio ao caos das águas” onde Deus cria o novo. Quer dizer: a Criação é o espaço que Deus conquistou em meio ao caos. Daí que nos cabe manter essa Criação; fechar as trancas do caos. Gosto do Salmo 104.24. Nele se fala das “variedades” criadas por Deus. Se Deus retirar o Seu Espírito da Criação então ela murchará; morrerá. Deus está no fundamento de toda a criação.
Caminho: Tu és professor universitário, mas continuas pastor...
HR: Cristo é o Primogênito. Nele toda a Criação será redimida. Os gemidos da Criação são como os da mulher parturiente e o passo para se chegar à redenção desta Criação faz parte da esperança que os filhos de Deus podem gerar. A Criação é a expressão do amor de Deus; é o dom; é a graça; é a perspectiva. Deus é Criador e nós somos Suas criaturas. Nós não nos bastamos a nós mesmos, mas celebramos esse Deus como alfa e o ômega. Percebe: A Criação se encaminha para um fim no próprio Deus. Após os tempos de tribulação no presente sempre continuará havendo a expectativa de um espaço novo; das “águas de descanso” conforme o escrito do salmista no Salmo 23. O ser humano é imagem e semelhança de Deus e, portanto tem dignidade própria, frequente a camada social que frequentar.
Caminho: Certo! Mas então esse ser humano que tem dignidade própria também tem atribuições.
HR: Correto. A Bíblia fala em “crescei e multiplicai-vos”. Trata-se de um mandamento importante para ser levado a cabo em meio a companhias e ambientes ameaçadores. Essa palavra bíblica não nos incentiva a “crescermos e multiplicarmo-nos” para sermos os ameaçadores.
Caminho: isso quer dizer que o ser humano deve sujeitar a Criação.
HR: De vinte anos para cá se diz que o mais importante são as palavras “cultivar” (trabalhar duramente). “Para nós o ato de “cultivar” tem sido entendido como ação de “intervenção”. Ora, a grande lição de sabedoria está em “guardar” - zelar para que tudo esteja bem. Nós somos os mordomos da vida que são chamados a administrar da melhor maneira estes descompassos; desajustes ambientais que estamos vivenciando em todos os lugares. Sim, nós somos uma parte da vida.
Caminho: É interessante que sempre que se fala da Criação a partir da fé, entramos em conflito com outros segmentos do conhecimento.
HR: Essa discussão entre Criação x Evolução; Ciência ou Religião sempre marca posições de resistência. A Ciência nos ajuda saber, e isso já há duzentos anos. Darwin nos ajudou a criar a consciência de que nós humanos temos uma história mais longa. Outro dia alguém disse que “o ser humano é uma aparição quando falta um minuto para as 24h”. isso quer dizer que a história de Deus já é sem a presença do ser humano. Eu sei que em muitos espaços igrejeiros essa constatação gera conflitos, mas nós cristãos temos contribuição importante para dar. Em geral o nível de escolaridade é bastante elevado entre o povo luterano. Trabalhemos essa questão de que a fé e a Ciência nos dão respostas distintas sobre questões abstratas. Podemos usar estas duas “muletas” no engrandecimento do Reino de Deus – sim senhor.
Caminho: Se fala de um movimento humano que começou na África e que no Brasil temos 35 mil anos. Isso é verdade?
HR: Não creio. Nós brasileiros devemos ter uns 12 mil anos. Estamos conectados a nível mundial - sim. Este processo é antigo. As civilizações se instalaram em torno do Mediterrâneo. Lá houve trocas. Então, há quinhentos anos começa o nosso mundo globalizado. Passou a pensar-se e quem tem esta capacidade também consegue manipular tudo o que está fora do eixo. Vai daí que o mundo precisou ser “desencantado” e, assim, passou-se a retirar a “roupa religiosa” da natureza de forma um tanto brutal. A pureza passou a se converter num objeto. O que vale mais: Cortar ou manter uma árvore de pé?
Caminho: Aqui em Santa Catarina se diz que um pinheiro produz 300 kg de pinhão por ano.
HR: É! Quantos desses pinheiros não foram derrubados por pouco dinheiro? Desejo não tem fim. A trajetória humana dos últimos séculos tem sido marcada por voracidade. A “tecno-ciência”, essa (capacidade humana de se manejar os recursos a partir de meios científicos, está descontrolada. O progresso nos trouxe muito bem-estar e é quase impossível de se dar alguns passos atrás. Até hoje muitas vidas foram sacrificadas em nome desse progresso: desmatamento; redução dos indígenas. As catedrais européias – por exemplo – escondem navios e navios de ouro latino. Quanto sofrimento para gerar o progresso. Foi a “tecno-ciência” que criou a “cumulatividade” que desenvolve geneticamente os alimentos. Creio que este comportamento nos levará à desgraça, mais cedo ou mais tarde.
Caminho: Fale mais sobre isso.
HR: Estamos crescendo demograficamente em níveis aceleradíssimos nesta questão. Eu diria que vivemos dentro de um “Sistema Ecocida” onde se desmata uma área enorme sem se pesquisar a biodiversidade. Destruímos sem olhar as conseqüências: Cada vez mais gente; mais automóveis; mais problemas que, em última análise, se tornam “imanejáveis”: Tsunamis; variações de temperatura; efeito estufa. No sul do Rio Grande do Sul já há desertificação. Se diz que no Brasil o vilão na emissão de gases na atmosfera não é a indústria, mas os gazes originados dos bovinos. Hoje isso não nos assusta, mas se continuarmos nesse ritmo de intervenção humana, daqui alguns anos, os espaços destinados à soja já serão inviáveis porque houve um encurtamento no ciclo das chuvas. De quem é a responsabilidade?
Caminho: Sim, De quem é a responsabilidade?
HR: A Organização das nações Unidas – ONU diz que a causa desses desajustes são de origem “antrópica”; que vem dos humanos que hoje já são 7 bilhões de pessoas que precisam se organizar para viver. Já os Cientistas dizem que o “Colombo Negro” que saiu da África e se branqueou é o “ecocida”? O fato é que estamos vivendo níveis críticos. As emissões de gases estão 50% acima da capacidade de regeneração. Será que já chegamos a um ponto sem retorno? Será que dá para falar de paz na Criação? Nós fazemos parte de uma rede global. E agora? O Clube de Roma, já em 1972, afirmou que os recursos naturais podem ter fim. Encontros recentes como “Rio 92” não melhoraram nada deste caos porque ninguém quer descer do seu patamar. Aí vêm as discussões: Tenho necessidade de lenha para queimar; industrializar. Ora, o eucalipto cria um deserto verde. Pego a lenha do eucalipto ou a roubo da Mata Atlântica?
Caminho: Parece que se prefere roubar da Mata Atlântica...
HR: Alguns cientistas nos ajudam com o fomento de perspectivas. A mística medieval encontrava Deus na Natureza. Lutero disse que não, que só encontramos Deus na Bíblia e na cruz. De repente temos que buscar aprender com os indígenas; com os ribeirinhos. Eles têm elementos religiosos que nos ajudam a mudar o tom da nossa conversa. Ora, a terra é um grande organismo vivo que faz trocas intermináveis. Se interferirmos num lugar, há interferências noutros lugares. A natureza é como uma casa viva que está perpassada por complexidades.
Caminho: Crescimento verde: Será que isso vai nos ajudar?
HR: O agro-negócio mata a fome do mundo. Hoje 60% da comida do Brasil é produzido em minifúndio. Será que podemos frear essa trajetória do agro-negócio? Somos simultaneamente “justos e pecadores” (Sábios e Idiotas). Não conseguimos nos dar conta que estamos caminhando para o buraco. Importa reaprender a sabedoria. Martin Luther King disse um dia: Creio que as pessoas que vivem para os outros conseguirão reconstruir o que os antepassados destruíram. E a IECLB com isso? Educar. Nos auto-educar... Permitir-nos educar... Há exemplos bons entre nós... Temos que continuar discutindo sobre os mesmos uma vez que “se corrermos o bicho vai pegar e se ficarmos o bicho vai comer”... Não é fácil, mas algo precisa ser feito!
Caminho: Todos estamos diante de demanda crescente de recursos cada vez menores.
HR: No Brasil há parceiros que não estão levando em conta as questões ambientais e nós não podemos cruzar os braços. A IECLB tem potencial enorme para contribuir. Há iniciativas. Temos que superar a letargia; olhar as iniciativas louváveis que já existem; reduzir; reciclar e recuperar o que pode ser recuperado. Temos que nos deixar sacudir por dentro.
Caminho: Como nos deixar sacudir por dentro?
HR: A Bíblia nos apresenta alguns exemplos de “sacudimento interno”: Reconhecer os sinais dos efeitos nefastos no dia a dia. Não sabemos ao certo sobre os problemas que nos assolam, mas mesmo assim vamos em frente. Interpretar e tentar fazer; superar; dar passos em níveis superiores é o que se espera de nós. Podemos dar saltos qualitativos além do nível em que estamos. Nesses ajustes ambientais quem mais sofre são os mais pobres. No Chile morreram poucos com o terremoto por causa do seu conhecimento. Já no Havaí morreram inúmeros mais. Podemos dar saltos de qualidade. Incluir toda a Criação na vontade salvadora de Deus é uma boa pedida. Jesus veio salvar a pessoa. Somos parte da natureza. Não podemos nos desconectar. O planeta é 70% água. Nós somos 70% água. Que tal cuidarmos dela. Somos parte de um todo maior. Quando consumimos mais aceleramos a roda do crescimento econômico que, por sua vez, acaba ferindo mais o ambiente. Podemos tomar decisões alternativas; temos capacidade para isso...
Caminho: Li que a máquina consumista, este “anticristo” do consumismo, precisa ser parada. Como fazer isso?
HR: Será que do jeito que as coisas estão andando não vamos acabar nos afogando na “praga do plástico”? Que tal tentarmos medir a nossa “pegada ecológica”: quanto gastamos acima das possibilidades do nosso ambiente? Um cidadão americano gasta 400 x mais do que nós da classe “b” ou “c” aqui no Brasil. Dialogar com outras culturas não é ruim. Cristo não está só na cruz e ou só na Palavra. A cruz é uma árvore que se tornou seca. A cruz também é um elemento próximo da natureza. Re-encantar a fé na Criação como obra de Deus é viável. Pensar; crer; ensinar e fazer liturgias – isso tudo nós temos capacidade de fazer. O todo que está aí é obra; é Criação de Deus. Se o banheiro é capaz de indicar a medida do Índice do Desenvolvimento Humano; da nossa saúde, então façamos alguma coisa. Nós podemos imitar Deus na misericórdia e no amor; superar a lógica do domínio. Não carrego a mínima dúvida de que dependemos uns dos outros e do ambiente em que vivemos. A nossa saída dos problemas tem que passar pelo mínimo de Comunidade e esta está aí, ao nosso lado.
Caminho: Isso tudo não é tão simples de ser feito...
HR: Claro, eu sei que esta proposta não é simples. Algumas intervenções têm efeito em longo prazo. O cerrado, por exemplo, se recompõe de quando em quando. Podemos cuidar desse detalhe oportunizando-lhe descanso. Lutero falou em “Sola Scriptura” (Somente a Bíblia). Que tal lermos os textos bíblicos também a partir da ecologia. Lembram do Noé? Ele ficou estressado na arca e acabou inaugurando a lógica sacrificial quando sacrificou o primeiro animal que lhe apareceu pela frente. Se todos têm dignidade, todos têm chance. Cultivar é guardar (Gênesis 2.7); é observar ritmos de pausa (seis dias de trabalho e um de descanso). Em Êxodo 23.10-11 se lê que a terra tem direito de descansar; de parar de fazer o que está fazendo... Por que não cultivarmos também o ócio? Não fazermos nada no domingo?
Caminho: Desafie-nos!
HR: A partir da leitura de Deuteronômio 23.12-15, demos meia volta; olhemos para trás e reflitamos sobre o que temos feito. O saneamento básico é 50% responsável pela saúde na face da terra. Para ele “o capitalismo é como uma vaca que come capim e que vai deixando sujeira para trás. Hoje, mais do que nunca, é preciso refletir-se sobre essa “sujeira” que fica; sanear-se a mesma. A Criação de Deus tem a ver com beleza (Salmo 104). Hoje essa “beleza” geme e sofre e, por isso mesmo, carece da nossa interferência refletida. Jesus não disse muita coisa sobre ecologia, mas num dado momento ele pediu que os Seus próximos “reparassem nos lírios do campo”. O fato é que encantamo-nos com o chamado à descoberta das “belezas” que existem no mundo natural, a partir da fala de Jesus. A espiritualidade vê, julga e age, daí que temos compromisso com esta proposta ético-profética com a qual Jesus Cristo nos abana. Sim, temos compromisso com o Reino de Deus e, portanto podemos celebrar a terra como um grande Corpo Vivo.
30.5.11
Quinto Mandamento - Não Matarás! (Êxodo 20.13)
Durante as últimas semanas, enquanto me preparava para tratar do tema "aborto" me veio a pergunta: O que é que pode melhorar a nossa vida e, ao mesmo tempo multiplicar a nossa felicidade? Penso que descobri a resposta: os Dez Mandamentos. Só eles podem melhorar e multiplicar a felicidade na nossa vida.
Observem o Quarto Mandamento. Ele nos diz que “devemos honrar pai e mãe”. Esse mandamento está escrito para filhas e filhos adultos. Eles é que são os responsáveis pelos seus pais que envelheceram. Sim, os filhos são desafiados a promover o envelhecimento dos pais sob bases dignas. Aqui alguns detalhes precisam ser levados em conta: No futuro as nossas crianças nos tratarão exatamente igual o tratamento que dispensamos aos nossos pais nos dias de hoje. Somos observados e copiados. O nosso tema para os próximos encontros é “aborto”. Creio que também seremos observados nas nossas atitudes em desfavor ou a favor da vida. Vamos lá!
O que é que melhora a nossa vida e multiplica a nossa felicidade? Aqui a leitura do Quinto Mandamento é fundamental: “Não matarás.” (Êxodo 20. 13)
Penso que todos nós aceitemos este Mandamento sem qualquer restrição; sem qualquer reflexão crítica. Creio que, se abrirmos a Palavra de Deuws, cada um de nós dirá que “isso é absolutamente certo – que não devemos tirar a vida de quem quer que seja”. Também suspeito que se saíssemos para as calçadas de nossas cidades e perguntássemos aos transeuntes o que pensam sobre este Mandamento, que eles diriam? “Está correto”. Ponto. Nada mais a dizer...
É interessante, mas o que parece ser tão claro e inequívoco tem aspectos que precisam ser aprofundados – sim senhor. Por exemplo: Alguém poderia perguntar o que realmente significa “matar” ou “assassinar”? Também poderíamos perguntar o contrário: Como é que se formula este Mandamento de forma positiva? Como é que se cuida e se protege a vida para que ninguém seja morto? Onde estão realmente os limites para não matar uma pessoa? O que fazer em casos limítrofes? Vamos tentar apalpar um pouco algumas possíveis respostas para estas questões, mesmo que seja difícil de respondê-las.
Não devemos matar. Por trás deste mandamento está a questão fundamental que precisa ser sabida: É preciso se ter o maior respeito possível pela vida humana. Toda a vida, tanto a minha como a tua, é original; é única e, portanto, insubstituível. O Deus descrito na nossa Bíblia é o próprio Deus que quer a vida; que dá a vida única a nós. Ele, no tempo certo, recolhe esta vida novamente para perto de si. Pode-se dizer que Deus é o autor da vida e que Ele não abre mão destes Direitos Autorais, tanto na hora de dá-la, quanto na hora de tirá-la.
Daí que a vida não é nossa, nem a minha vida nem a vida dos outros seres humanos. Somos mordomos da vida; designers da vida, mas a vida própriamente dita é de Deus. Deus é o Senhor da vida. A pessoa que ousar tocar na vida criada por Deus está tentando se adonar da mesma e isso Deus não admite sob hipótese alguma. Quem mata uma pessoa mata a imagem de Deus e, ao mesmo tempo, desafia Deus pra uma luta. Observem que este Mandamento não tem a ver só entre a relação de um homem com outro homem, mas com a relação do homem com o próprio Deus.
Tu não deverás matar. Esse Mandamento quer deixar claro que não nos cabe derramar sangue inocente. Que não podemos matar uma pessoa por esta ou aquela razão. Aqui eu não quero me debruçar sobre o comportamento do policial quando ele se encontra diante do dilema: atirar ou não atirar. A questão também não é tratar deste tema difícil de como os soldados têm que se comportar numa guerra. A questão que quero trabalhar é sobre a morte não autorizada; sobre o abate intencional; sobre a negligência de um ser humano que mata outro ser humano simplesmente por matar. Aqui precisamos pensar desde os ladrões que, para roubar, assassinam pessoas até os motoristas que, com alguns miligramas de álcool no sangue, atropelam e tiram a vida de semelhantes. Isso não é da vontade de Deus.
Suspeito que todos nós reagiríamos rapidamente com palavras do tipo: Claro! Somos completamente contra que se mate uma pessoa dessa maneira. Muito bem! Martin Luther analisou este Mandamento e converteu esta proibição numa oferta. No Catecismo Maior ele escreve que “não devemos prejudicar o nosso vizinho, mas ajudá-lo e protegê-lo” Que, se não o fizermos, estaremos descumprindo o referido Mandamento e assim matando-o.
Isso quer dizer que quando agimos movidos pelo medo; pela indiferença e ou pela negligência, estamos prejudicando uma pessoa; estamos abrindo a porta para a possibilidade da entrada; da experimentação da morte; estamos transgredindo o Quinto Mandamento. Quando em determinados momentos ouvimos o que está por detrás do referido Mandamento: protege o teu vizinho; certifique-se que ninguém se machuque; salve vidas; proteja vidas; então, este Recado de Deus, alcançado por Moisés já está mais próximo de nós; já se tornou um pouco mais sério. Mas daí então nós não podemos mais fugir da pergunta: Onde o curso da vida de uma pessoa corre riscos; é cortado, será que, se tivéssemos praticado a intervenção correta, nós poderímos ter impedido o avanço da desgraça?
De repente, vocês, tal como eu, de forma bem espontânea estejam se lembrando de um ou outro incidente onde se machucou e se maltratou pessoas que, quem sabe, mais tarde, vieram a falecer por causa destes ferimentos recebidos. Nestas horas, quantos ficaram passivos, só observando? Uma tal situação é obviamente difícil, especialmente porque a vida é cara. Será que eu iria reagir como reagi em Porto Alegre (RS), nos idos de 1982, quando a polícia bateu num papeleiro... A questão é: o que está por detrás duma tal atitude. Eu respeito a vida do outro e eu estou pronto para entrar em sua defesa?
Esta questão já é anterior daquela que se coloca nestas situações dramáticas que comentamos a pouco. Colocamo-nos entre aqueles que se encontram à margem da nossa sociedade: os desprezado e ridicularizados? Isso é suficiente? Quais são os nossos conceitos de Demência? Como falamos deles aos outros? Quais são os nossos conceitos das Pessoas com Deficiência? Quais são os nossos conceitos sobre as Mães Solteiras da nossa sociedade? Qual é o nosso conceito sobre os Estrangeiros que vivem entre nós? Como é que nos comportamos quando se faz chacota; piadas com o o objetivo de colocar essa gente de lado; humulhando-os nas nossas rodinhas de conversa? Temos que ter clareza sobre esse assunto: Se não tivermos coragem de nos expressarmos e nos colocarmos ao lado dessas pessoas para protegê-las, como é que teremos disposição de proteger alguém quando a coisa descambar para as vias de fato?
Sinceramente! Espero que vocês estejam sentindo, imaginando que este Mandamento tenha mais implicações em si do que se pensava até aqui. O “Não Matarás” implica pensar já agora nas possibilidades de impedir alguém de, no futuro, vir a matar; a proteger, desde agora, os nossos “vizinhos” da morte do seu caráter. Protegêmo-los ou ajudamos a matá-los?
Trata-se de um grande tema. Deus nos questiona se estamos prontos a proteger e a preservar vida de um outro ser humano e isso já desde agora, pensando em longo prazo para que, no futuro, não aconteça que alguém acabe morrendo por causa de nossa desatenção aqui no presente.
Se olharmos mais de perto, com mais cuidado para dentro da sociedade onde vivemos, todos os problemas ficarão mais claros diante dos nossos olhos. O fato é que tanto no Antigo como no Novo Testamento há a concordância de q1ue o Povo de Deus tem a tarefa especial de se colocar como protetor dos que são mais fracos.
Quem ousa vasculhar a Bíblia (especialmente no Antigo Testamento, mas também no Novo), percebe que nela sempre se encontram três grupos de pessoas pelas quais o Povo de Deus é responsável: Em primeiro lugar, pelos bebês e pelas crianças. Em segundo lugar, pelos idosos; pelas pessoas pessoas doentes e pelas pessoas com deficiência. E último lugar, pelos órfãos; pelas viúvas e pelos estrangeiros que vivem em nossa terra. Eis aí três grupos de pessoas que não dispõem de força e poder de se proteger; que, em si, não têm nenhuma chance de se defender; que, em si não têm a capacidade de se colocar para dizer a que vieram. São pessoas que precisam de outras pessoas que estejam à disposição delas; que as protejam; que se coloquem ao seu lado. Isso é muito difícil e nós vamos entender o porquê a partir dos exemplos que vou citar:
Faz tempo que essa discussão sobre o aborto; sobre a pesquisa de células-tronco; sobre engenharia genética e sobre eutanásia vem acontecendo no nosso meio. Com esta discussão se abre novamente, pelo menos aqui neste espaço, proponho discutirmos sobre o conceito da “vida indigna de vida”. Alguns sustentam que existe uma vida que não é digna de ser protegida e preservada. Trata-se de uma vida que se pode matar sem se sentir culpado por causa disso. O que é mesmo “uma vida indigna de vida”?
Primeiro exemplo: Outro dia ouvi de um político que “a vida só deve ser preservada quando existe dignidade própria”. Ele queria dizer com isso que um embrião não tem este sentimento e que, portanto, não precisa ser protegido. Será que um bebê de seis meses de idade, tem sentimento de auto-dignidade; de auto-estima? Será que num homem que sofre do Mal de Alzheimer, existe o sentimento de auto-dignidade; de auto-estima? Ou num paciente em coma? Onde estão os limites? Não há dignidade para aquelas pessoas que, pelo “andar da carruagem” já não são mais capazes de ter dignidade, auto-respeito? Vida indigna de viver?... Hummmm...
Segundo exemplo: Li numa revista que certo cientista chamado Stackelberg fez sua tese de doutorado para constatar que “em uma época de escassos recursos públicos, seria mais barato não permitir que crianças com deficiência sobrevivessem; que a riqueza privada e pública aumentam quando não há crianças com deficiência... O que dizer quando um “cientista” chega a uma conclusão destas no seu dotorado; quando há pessoas e grupos que batem palmas quando uma aberração destas é dita? Onde estão as fronteiras, onde está a “vida que vale a pena ser vivida”? Onde e em que áreas devemos proteger a vida conforme a sugestão do Quinto mandamento?
Terceiro exemplo: na Inglaterra se permitiu que as seguradoras pudessem fazer um teste genético para prever o risco potencial de seus clientes terem graves problemas genéticos. Que argumento usaram para conseguir este intento? Ora, pagar seguro para uma pessoa com problemas genéticos é muito caro e não queremos pagar este preço - argumentaram.
São apenas exemplos. Daria para se dizer que são a ponta dos icebergs onde estão centradas algumas das grandes discussões do momento. Eu não trouxe estes exemplos para que vocês balancem suas cabeças e digam: Êta mundão!... Onde é que chegamos... Estes exemplos nos fazem despertar para o fato de que temos responsabilidade na nossa sociedade. A nossa responsabilidade não está em todos nos fazermos especialistas em engenharia genética ou em aborto e ou ainda na investigação em células-tronco. Nada disso! Isso nós nem temos condições de fazer, pois nos seria uma sobrecarga completa.
Mas nós somos responsáveis para chamar a atenção daqueles que estão dando o “ponta-pé” inicial nestes assuntos de menos vida. Se, por exemplo, “pintar” uma conversa dessas na nossa família; na nossa Comunidade; no trabalho; entre colegas ou onde quer que seja – lá podemos ser formadores de opinião. Ajudaremos muito nessa reflexão se colocarmos nossas perguntas na pauta. Se tivermos talentos para isso, escrevamos cartas para quem direito, etc.
Agir em prol da vida também pode significar tornar-se conhecedor do assunto que abrange certa área. Como eu já deixei claro, não podemos ser especialistas em todas estas questões, mas é importante que consideremos mais uma vez que, aqui e ali, pode haver uma pessoa que conheçamos e que esteja precisando ser protegida diante de um ssunto desa monta. De repente existe um grupo que te é simpático e que pode te ajudar a levantar o a voz contra essa ou aquela “barbaridade”.
“Não matarás”. Sim, nós não devemos matar. Essa ação inicia lá onde eu posso proteger uma pessoa ou um grupo de pessoas vulneráveis e que, por isso memo, correm perigo de ser maltratadas e ou até mortas. Eis aí um vasto campo sobre o qual todos nós podemos refletir e depois tomar decisões concretas.
Se levarmos em conta a história dos últimos duzentos ou trezentos anos, então certamente perceberemos que não há nenhuma coincidência no fato de que foram os cristãos que começaram a trabalhar no sentido de valorizar a vida, a partir da compreensão do Quinto Mandamento de Deus. Foram eles que criaram as Aldeias SOS; a Cruz Vermelha; Caritas; Brot für die Welt; a Cruz Azul; etc. Os cristãos sempre foram os iniciadores que deixaram claro: porque eu não quero matar, vou proteger a vida e precisamente as vidas daqueles que, certamente, correm mais perigo.
“Não matarás.” Atrás deste Mandamento está o mandado diaconal de cada Comunidade. Nós sempre somos chamados a proteger e a preservar a vida daqueles que não tem forças próprias para se proteger; daqueles que estão sendo oprimidos por terceiros; daqueles que se encontram à margem e que, por isso mesmo, podem vir a morrer a qualquer momento.
Um último pensamento: o Cardeal Von Galen da cidade de Münster, disse em 1941, durante o Terceiro Reich, em um sermão: “Tu e eu, nós só viveremos o tempo em que formos produtivos; só até o momento em que seremos considerados produtivos pelos outros?” Ele fez essa pergunta num contexto onde o Regime Nazista praticava a eutanásia. Naqueles tempos as pessoas com deficiência eram assassinadas sem piedade, porque não poderiam ser produtivas.
Hoje, em 2011, essa questão é novamente atual: a vida só vale a pena enquanto ela é produtiva? Como é que tratamos desse assunto entre os nossos pares; na nossa sociedade; na nossa Comunidade? Quem não pode participar trabalhando, quem não pode pagar o que se espera para a Comunidade também é considerada uma pessoa valiosa e importante? Eu sonho que descubramos que o critério de produtividade é assassino. Temos que refletir sobre isso com muita profundidade.
A vida de uma pessoa tem valor inestimável porque ela é a imagem de Deus; porque ela é criada por Deus; porque ela é única e não porque ela é produtiva e consegue fazer isso ou aquilo com muita mobilidade. A pessoa tem a vida, porque Deus lhe dá a mesma e porque Deus espera que a “presenteada” desfrute desfrute o fato de ser Sua imagem. Só Deus pode tirar tirar a vida de da pessoa e Ele faz isso no tempo certo. Naturalmente são muitas as questões que se colocam quando pessoas se encontram gravemente doentes: doentes terminais; doentes que precisam sofrer indeterminadamente sobre a cama. Onde estão os limites para a sua dor, mesmo com todo o aparato médico que se tem à disposição hoje em dia?
Aqui convido vocês a ouvir este Quinto Mandamento de uma forma bem nova. Não matarás! Deus quer a vida e Deus protege a vida, mesmo quando a vida, na perspectiva de nossa sociedade, não é mais produtiva e só traz gastos. Deus protege a vida. Deus quer que nós vivamos, não importa o que temos a pagar; não importa quão saudáveis ou quão doentes estejamos.
Aprendamos juntos a respeitar e proteger a vida. Tenhamos sempre esta questão em mente: Onde é que, como Comunidade, temos responsabilidades especiais para uma pessoa e ou um grupo de pessoas que esteja ameaçado por esta ou por aquela razão? Como é que podemos proteger a vida destas pessoas; deste grupo de pessoas e proporcionar-lhe a dignidade que merecem da parte de Deus?
“Não matarás.” Esta proposta vai muito além do que se pensava anteriormente, certo? Vamos juntos buscar e compartilhar o caminho que temos de caminhar...
29.5.11
Firmes e Inabaláveis!
Essa foi minha prédica no dia 29 de maio de 2011. Logo após o Culto aconteceu a Assembléia da Paróquia São Mateus. Usei a prédica como meditação para o momento...
Gente querida! Eu, quase sempre, me encontro debaixo de “mau tempo”. São reuniões na CEJ-UP; são encontros no SNC; são os estudos bíblicos que preciso preparar; são as atas que preciso escrever; são as colunas de jornal que carecem ser elaboradas; são as rápidas passagens pelo supermercado para a compra de algo faltante; são as visitas hospitalares; são as celebrações de santa-ceia fora de hora; são as preocupações com a conta bancária; são as atenções de cuidado para esse ou aquele... Às vezes carrego a impressão que não vou mais conseguir respirar no meio desta “correnteza”. Avaliei-me e cheguei à conclusão que queria louvar Deus com meu ativismo. Foi então que, me preparando para este momento, li Coríntios 15.58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
Entendo que essa palavra seja perfeita para ser repartida neste Culto que antecede a nossa Assembléia Paroquial. Suspeito que este versículo bíblico também fale alto para vocês, dentro do correr-corre diário de cada uma; de cada um.
Conta-se que três trabalhadores cortavam pedras que serviriam para o alicerce de um templo. Um sujeito que passava perguntou: - O que é isso que vocês estão fazendo? O primeiro respondeu: - Estou cortando pedras. O segundo demorou um pouco a responder: - Estou ganhando R$30,00 por hora... O último levantou os olhos brilhantes, encarou o curioso e se saiu assim: - Estou construindo a Casa de Deus!
Todos nós trabalhamos com base em motivações diferenciadas. Uns têm prazer em fazer o que fazem; outros trabalham porque precisam do emprego; muitos dão de si porque querem ajudar a construir uma sociedade mais justa. Conheço pessoas que só querem se “colocar” no “mercado”. Já a cristandade investe do seu tempo onde for chamada porque leu na Bíblia que “o trabalho nunca é em vão”.
Muitos se queixam que seu esforço nunca dá em nada. Outro tanto se sente inútil porque não tem trabalho. Será que estes dois tipos de pessoas colocam o seu “coração na ponta dos dedos” quando se doam em prol de um objetivo? Será que foi o contexto que lhes oportunizou o costume do acomodamento?
Às vezes esse jeito de ser também é verdade dentro da Igreja. Quem nunca experimentou os sentimentos de desânimo? Eu já! Esses momentos acontecem nas horas mais incertas da nossa vida para tentar “assassinar” nossa disposição; nossa esperança; nossa alegria. Sim, eu conheço esse sentimento que volta e meia nos abate e nos leva a tentar “jogar a toalha” porque nada dá certo e ou porque nos sentimos “sugados” das energias e ou do dinamismo que faz parte de nós.
Coisa boa! A Bíblia diz que o “nosso trabalho não é em vão”! Nos momentos de exaustão, no meio do caos e do desgaste, poderemos não perceber nenhum sucesso nas coisas que fazemos, mas, mesmo assim, “o nosso trabalho não é em vão”. Esta palavra vale tanto para quem é bancário; construtor; médico; dona de casa ou presbítero da Paróquia São Mateus.
Se nosso falar; nosso pensar e nosso agir estiverem focados em Deus, então, Deus está conosco; orienta-nos; dá-nos forças; dá-nos resistência. Quando o Espírito de Deus encontra espaço em nós, então percebemos que o “espírito que Deus nos tem dado não é de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1.7) Sim, Deus nos presenteia com força, amor e prudência e é por isso que podemos “fincar o pé”. Estamos vivendo tempos difíceis; tempos de doença e desemprego? Nós também podemos louvar a Deus enquanto estamos recolhidos. Podemos louvar a Deus com o nosso trabalho, mas também com o nosso descanso.
Mesmo que algumas das nossas atividades sejam cansativas e sem graça; difíceis de serem avaliadas como “produtivas” e, aparentemente sem sentido: “No Senhor elas não são em vão”. Aliás, nada do que fizermos “no Senhor” é em vão. A bênção de Deus está lá onde se faz as “coisas” no Seu Santo Nome. Amém!
27.5.11
A Noite da Batata Suiça!
O pessoal do Grupo de Estudos Bíblicos “Passeando pela Bíblia” estava se reunindo semanalmente, como fazia durante os últimos anos. Aí, um dia, assim, de repente, alguém surgiu com a idéia de organizarmos a “Noite da Batata Suiça”.
- O seria isso? - perguntaram alguns. O idealizador da idéia não se fez de rogado:
- Simples - disse ele. Uma noitada para saborearmos em torno de 250 batatas inglesas, todas elas recheadas com os mais saborosos e variados molhos.
- Pra que? - indagou uma das senhoras participantes.
- Ora pessoal! Para termos comunhão com o Povo de Deus; para fortalecermos o caixa da Comunidade; para crescermos no convívio como Grupo. Oh gente! Pra que tanta pergunta?...
Pois a proposta foi envolvendo uns e outros e quando vimos todos estavam com a mão na massa. Num primeiro momento convidamos um casal de amigos florianopolitanos que tinha experiência no assunto. Depois, um dos participantes deu jeito em batatas inglesas grandes. Aí se criou os cartões para serem vendidos a R$ 10,00 cada e fomos a campo. Vendemos 229 cartões. Que festa! Quanta alegria! Tudo era novidade.
Uma semana antes da sonhada “Noite da Batata Suiça” reunimos todo o pessoal do Grupo Organizador para uma degustação. Era gente que não acabava mais em volta das panelas. Todo mundo queria aprender a fazer o tal quitute. E não é que ficou bom? Mas ficou bom demais!
Chegou o dia. O casal de “entendidos” viajou de Florianópolis para Joinville. A turma pegou junto e a “noitada” foi acontecendo. Veio gente dos quatro cantos da cidade. Estava gostoso com gosto de quero mais. Ninguém queria ir embora porque a alegria estava no ar.
No apagar das luzes estavam todos felizes. Os objetivos tinham sido cumpridos. Todos foram para as suas casas alegres, crescidos, satisfeitos consigo mesmos. Trabalhar em equipe é da essência do Reino de Deus. Ficou a certeza: Ano que vem repetiremos a dose!
25.5.11
Sepultar ou cremar nossos queridos IV
Em muitos textos bíblicos nos é explicitado que o homem tem sua origem na terra; no pó e que ele voltará para este estado: Salmo 90.10 (Vida breve); Salmo 104.29 (Sem a respiração presenteada por Deus (alma) nós nos convertemos em pó); Salmo 146.4, Eclesiastes 3.20, Eclesiastes 12.7, Jó 10.9 (A pessoa se converterá em pó, mas seu espírito retorna a Deus que o deu). Há mais textos bíblicos que poderiam ser citados sobre este tema. Quando se lê os mesmos se percebe que, sempre de novo, Deus presenteou a respiração (a alma) para as pessoas e é isso que faz delas um ser. Quando a respiração acaba, a pessoa é novamente terra; pó (elementos da qual ela, a pessoa, foi criada).
A partir dai começaram a acontecer várias formas de sepultamento. Os egípcios, os babilônicos, os assírios, e os israelitas tinham o costume de sepultar os seus mortos na terra. Abraão praticou o ato de sepultamento de sua esposa Sara numa sepultura comum para a época: O corpo da sua querida foi colocado numa caverna (Gênesis 23.9).
Os outros povos que vizinhavam com Israel tinham práticas semelhantes. Os egípcios, por exemplo, embalsamavam os seus mortos (pessoas ricas e importantes) em túmulos fabricados (pirâmides).
Não dá para se dizer que no Antigo Testamento uma pessoa era simplesmente enterrada na terra como se faz hoje em algumas das nossas cidades. Primeiro ela era embalsamada e depois colocada dentro de uma caverna. Vamos ler sobre o sepultamento de Saul e seus filhos: 1 Samuel 31.12-13... Esse jeito de se sepultar pessoas em cavernas se deu por séculos e séculos. Aqui, no caso, Saul e seus filhos estavam sepultados de dentro de um muro (Algo parecido com estes túmulos verticais que conhecemos no nosso cemitério municipal ali na Borba Gato). Levaram os corpos dali e os “queimaram”. Logo depois sepultaram os ossos restantes debaixo de algumas árvores e jejuaram durante uma semana.
Nós lemos nos Evangelhos que o corpo de Lázaro foi deitado numa caverna (João 11.17- 38). Como era costume, Jesus também foi sepultado nestes mesmos moldes, dentro de uma gruta; num túmulo aberto em rocha (Lucas 23.53). Naquela época se embalsamavam os corpos, ou seja, enrolava-se o corpo da pessoa falecida em panos para, mais tarde, ser depositada na caverna. Estas grutas eram mais ou menos assim: Uma abertura escavada na rocha. Do lado esquerdo e do lado direito havia uma espécie de banco de pedra sobre o qual se deitava o corpo da pessoa falecida (Lembram dos jazigos que se vê nos cemitérios?). No meio dos dois bancos havia um pequeno corredor. Com o passar do tempo sobravam os ossos da pessoa falecida que eram colocados em recipientes e colocados numa outra caverna e ou até enterrados noutro local. Já vimos isso no enterro de Saul e seus filhos.
Em Roma os sepultamentos das pessoas falecidas eram realizados em catacumbas. Dá para se dizer que as catacumbas eram uma espécie de “cemitérios subterrâneos” cavados na rocha. Romanos, judeus e cristãos sepultavam seus mortos nestes cemitérios debaixo da terra. Ali naquele lugar, em regra, as covas eram cobertas com uma grande pedra onde se escrevia o nome e a data do falecimento da pessoa falecida. Algumas dezenas de anos se passaram e então se passou a colocar ornamentos sobre os referidos “tampões” de pedra (Alguma familiaridade com os dias de hoje?). Alguns mártires da Igreja Primitiva chegaram a ser enterrados em catacumbas especiais. Nos anos 500 d.C esta prática foi abandonada, pois se passou a priorizar os cemitérios na superfície da terra. Percebam que esta prática já tem seus 1.500 anos.
O tempo escoou e as jovens Igrejas Missionárias Alemã; Celta e Eslava passaram a cremar os seus mortos. Alguns rejeitam este “costume estranho” de queimar cadáveres e classificam-no como pagão. Enfim, a cristandade se segura na velha Tradição da Igreja e opta por guardar seus mortos primeiramente em cavernas (naturais e ou construídas) para, mais tarde, sepultá-los em covas na terra.
Sepultar ou cremar nossos queridos III
O sepultamento em terra foi praticado pelos israelitas. Já na Antiguidade os pagãos praticaram a queima de cadáveres, mas essa prática não era frequente.
Os primeiros cristãos se pautaram na prática dos judeus e, a partir daí, sempre sepultaram seus mortos em túmulos; cavernas cavadas na pedra e ou nas catacumbas. Esse “jeito” de se despedir dos seus queridos os “diferenciava” dos pagãos.
Em muitas religiões não cristãs e culturas diversas o ato da cremação vem sendo praticado já de longa data. Atrás desta prática existe a compreensão particular da eternidade e da divindade. Para alguns o fogo leva a matéria até Deus. Não quero me aprofundar neste aspecto – só comentar.
Os primeiros cristãos missionários enfrentaram resistências na Europa. Os inimigos do cristianismo experimentaram erradicar a idéia da ressurreição queimando mártires cristãos. Isso aconteceu em Lyon, em 177 d.C. quando espalharam as cinzas de alguns mártires na praça. A queima de cadáveres era um jeito de combater o cristianismo e os ensinos da ressurreição.
Em 784 d.C., Carlos Magno, o Grande, baixou um decreto proibindo a cremação de cadáveres. A Igreja Católica tinha poderes para fazer valer a proposta do sepultamento dos mortos em tumbas e ou em terra. Para tal ela podia usar um dogma (dogma = é e ponto final) ou a própria Palavra da Bíblia. Mas não! Ela sustentou que o ato da cremação não era cristão. A História mostrou que a Igreja Católica se equivocou porque, mais tarde, mártires cristãos vieram a ser queimados e, por isso mesmo, venerados como santos.
Mais tarde a Igreja excomungou e até queimou pessoas na fogueira. Ela fez isso com o objetivo de deixar claro que aquelas pessoas não pertenciam ao Reino de Deus. Nestes casos ela soube contornar a sua opção pelo sepultamento do corpo falecido. Durante muitos séculos foi proibido aos sacerdotes o sepultamento de uma pessoa cristã cremada nos cemitérios da Igreja Católica.
No século 17 muitos se afastaram da Igreja Católica e passaram a ver o ato da cremação com bons olhos. Foi sob a influência da Renascença e do Iluminismo que este costume da cremação foi novamente levado em conta. As pessoas que praticavam a cremação agiam assim para se mostrarem contrárias àquelas que praticavam a “fé cristã”; contra a Igreja Instituída. Para esse povo não havia absolutamente mais nada depois da morte.
Em 1905 os marxistas criaram a “Associação de Livres Pensadores para a Cremação”. Em 1920 eles criaram o grupo dos “Pensadores Livres Proletários” que optaram pela cremação e pelo abandono da Igreja. A Igreja Católica ficou contente que estas pessoas se afastaram da sua membresia. Já a Igreja Evangélica, depois de alguma hesitação, esclareceu que a cremação poderia ser “opcional”. Com isso ela se colocou na dianteira dos “anti-igrejeiros”; dos adeptos da cremação. Só em 1964 a Igreja Católica autorizou oficialmente a cremação, mas somente se, depois de tudo, as cinzas fossem enterradas numa sepultura.
Resumindo, a cremação pode ser colocada de lado a partir de bases bíblicas, mas, ao mesmo tempo, também pode ser definida como a única coisa certa a ser feita. A Bíblia não nos ajuda muito numa tomada de posição sobre este tema. No Antigo Israel há referências históricas que vão ao encontro da prática do sepultamento. Cabe frisar, no entanto que a Igreja Antiga adotou a sua prática a partir do seu contexto e que a Igreja Primitiva seguiu caminhos próprios, também a partir do seu contexto.
Quando se fala de “cremação” no Antigo Testamento, sempre há relação de mau comportamento diante de Deus e ou adoração a ídolos. É de se perguntar pelo motivo... Com aquela prática o povo de Israel se diferenciava dos povos pagãos.
Na ressurreição para a vida eterna o corpo humano não tem mais nenhum papel para cumprir. Receberemos de Deus um novo corpo; um corpo “deificado”. Se optarmos pelo sepultamento por causa da ressurreição, estaremos tomando uma decisão com base em falso conhecimento da ressurreição e da vida eterna.
A pessoa cristã pode decidir livremente que tipo de ofício ela quer ter quando morrer. Neste sentido a sua decisão pessoal não tem nada a ver com a sua salvação pessoal. O nosso corpo ficará deste lado em que estamos aqui e agora. Isso quer dizer que com a morte o nosso corpo não é mais nada.
Toda pessoa cristã deveria refletir em vida sobre o momento de sua morte. Sobre o ritual do velório; sobre como deverá ser o enterro. O que será melhor para os que ficam: Organizar o sepultamento ou a cremação. Isso significa que os que ficam também podem optar pelo que é melhor para ser feito.
Quero deixar claro que os cristãos não são falsos ou biblicamente errados se, depois da morte, optarem pela cremação. O corpo humano veio da terra e voltará para a terra. Bem devagar, depois do sepultamento ou rapidamente, depois da cremação. O resultado é o mesmo. Nós, como cristãos, deveríamos nos preocupar com o dia do nosso enterro. Quem colocar estas coisas no papel com antecedência, estará ajudando em muito os seus parentes a tomar boas decisões: Testamento, herança, serviços funerários, Culto em Memória, história de vida.
Os cristãos crêem que depois da morte vão estar com Jesus Cristo. O novo corpo que vão ganhar depois da morte não terá nenhuma base terrena, mas será composto de elementos do alto. Não tem nada a ver com cristianismo, dá até para dizer que tem tudo a ver com paganismo imaginar-se a preservação deste nosso corpo terrestre na eternidade. Para a esperança que brota do Novo Testamento, pouco importa se o nosso corpo apodrece; se ele for queimado ou consumido de uma ou outra forma. Os funerais sempre são de acordo com a cultura reinante no tempo e no espaço. Não existe ofício que se possa dizer: esse jeito é cristão! Não se pode avaliar a espiritualidade de uma pessoa, se ela é sepultada ou cremada. No nosso tempo temos que nos perguntar sobre finanças. O que sai mais barato: O sepultamento tem atrás de si todos os cuidados com o túmulo. Já o ato de cremar parece não ser tão caro... Esta é uma decisão que precisa ser bem conversada em família.
23.5.11
Kiga - o Presbítero!
O Knyga Boek e eu somos amigos desde infância. Estudamos juntos no Colégio Mauá lá pelos idos de 1966. Esses dias eu fui tomar um café no Jerke, na nossa Rua João Collin. Surpresa! O “Kiga”, como o chamávamos estava ali, sentado à mesa, comendo uma empadinha recheada de palmito e camarão. Fui logo quebrando sua solidão:
- Grande Kiga!
O meu amigo me olhou de lado, reformatou seus pensamentos e logo se levantou para me dar um abraço. Tinham-se passado quarenta e cinco anos. Nossos cabelos tinham embranquecido; nossos cérebros tinham evoluído, mas a nossa amizade se mostrava igual à dos anos sessenta.
- Muitas vezes lembrei-me de ti amigão. Outro dia descobri no Google que estás pastor. Não tinha me dado conta que pastoreavas uma Igreja aqui em Joinville. É da nossa IECLB? Ih rapaz! Acho que vais gostar de saber: Sou presbítero lá na nossa cidade.
- Uaauuu... Veja como são as coisas. Presbítero da Igreja do nosso querido pastor Werner... Que bom ouvir isso Kiga. Fale-me mais de você...
- Hoje sou representante comercial. Estou quase me aposentando. Vim até esta cidade industriaria para comprar material hidráulico e com isso abastecer a minha loja. Meus filhos já tomam conta da mesma lá em Santa Cruz do Sul. Casei com a Nilce. Lembra dela?
- Mas claro que sim. Era aquela menina moreninha que sentava bem na frente do “seu Bender”, o dono daquela DKW cinza.
- Isso mesmo! Mas e tu Renato? Como vai a vida por aqui?
- Amigo velho! Às vezes carrego a impressão que não vou mais conseguir respirar no meio desta “correnteza”.
- Tá todo mundo correndo Renato. Uns têm prazer em fazer o que fazem; outros dão “duro” porque precisam do emprego para sustentar suas vidas; muitos dão de si porque querem ajudar a construir uma sociedade mais justa. Já tu e eu fazemos as coisas que fazemos sempre pensando em estar servindo ao nosso Criador. Te confesso que agora, dizendo o que eu disse, fiquei com saudades do saudoso pastor Rempel.
- É! O pastor Benno Rempel era um pastor legal. Rapaz! Ele me ajudou muito. Sabias que o filho dele, o Carlos, é ligado aos esportes na cidade de Santa Maria. Jogava vôlei como ninguém...
- Claro que eu lembro. Mas Renato, você sabe isso melhor do que eu: A Bíblia diz que “o nosso trabalho nunca é vão”.
- Sei disso Kiga... Mas se a gente olha em volta, logo percebe que são muitas as pessoas que se queixam de que todo o seu esforço sempre acaba dando em nada. Vai daí estas mesmas pessoas se sentem inúteis e entram em depressão.
- Isso também acontece dentro da Igreja... Olha! Eu já experimentei desânimo lá na Comunidade da nossa terrinha. Às vezes esta falta de vontade se mostra como uma verdadeira “assassina” da minha disposição; da minha esperança; da minha alegria. Nestas horas eu perco a vontade de me engajar nos projetos de vida que se mostram do meu lado. Sério! Muitas vezes fico com vontade de “jogar a toalha” porque nada dá certo e ou porque me sinto “sugado” pelos que esperam algo de mim.
- Oh Kiga! Foi você mesmo que lembrou a palavra do apóstolo Paulo: “No Senhor o nosso trabalho não é vão!” (1 Coríntios 15.58). Se o teu falar; o teu pensar e o teu agir estiverem focados em Deus, então Deus te orienta; te dá forças; te dá resistência.
- Eu sei Renato. Deus não me deu “espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1.7 ) e é por isso que posso “fincar o pé”. É ruim esse sentimento que sempre temos que estar produzindo para sermos aceitos pelos outros. Também podemos louvar a Deus com nosso recolhimento.
- Certo Kiga! Mesmo que as nossas atividades sejam cansativas e sem graça; difíceis de serem avaliadas como “produtivas” e aparentemente sem sentido, “no Senhor, nada é em vão”. A bênção de Deus está lá onde se faz as coisas no Seu santo Nome, seja no comércio; seja na indústria; seja na Igreja.
- Pastor Renato! Agora preciso ir. Quando visitares tua mãe, dá um grito e vem lá na nossa casa. Prometo que vou te assar uma boa costela para comemorarmos; festarmos a nossa vida.
Abraçamo-nos longamente. Entrei no carro da Paróquia e fui pra casa. Eu guiei, mas meus pensamentos estavam condensados no fato de que o que vale mesmo são os relacionamentos.
21.5.11
Sepultar ou cremar os nossos queridos II
A cremação não é praticada no Antigo Testamento, mas também não é proibida. Na prática cremava-se o corpo de uma pessoa morta para se passar alguma mensagem como “erradicação de comportamentos errados” – por exemplo. Em Levítico 20.14 se lê que a cremação podia se dar por má conduta sexual. Exemplo: Se um homem tivesse contato sexual com mãe e filha. Tal comportamento podia ser castigado com a morte e com a queima do cadáver. Em Deuteronômio 12.31 está escrito que os israelitas não deveriam oferecer (queimar) suas filhas e seus filhos sobre os altares como se fossem ofertas aos deuses. Esta era a prática dos pagãos: As crianças eram mortas sobre o altar e logo depois oferecidas ao ídolo pagão Moloque (Levitico 18.21).
Em Deuteronômio 18.10 os israelitas são desafiados a não queimar (ofertar) suas crianças sobre os altares tal como os pagãos o faziam. Infelizmente isso era uma prática também entre o povo de Israel. Em 2 Crônicas 28.3 se lê que o rei Acã ofertou seus filhos sobre um altar queimando-os. Quando Acã se deu conta que tinha pecado; que tinha agido contra a vontade; contra as instruções dadas por Deus, ele teve que ser apedrejado e queimado. Vejamos o texto de Josué 7.24ss. Aqui a queima de um corpo morto significa um castigo mais profundo. Em 1 Reis 13.2 e 2 Reis 23.16 e 20 lemos sobre sacerdotes do rei Jeroboão que fizeram sacrifícios a outro deus. Isto não podia mais acontecer e Deus deu instruções para que fossem abatidos e queimados.
Em Amós 2.1 há o relato de que os moabitas queimaram os ossos do rei Edom. Porque eles fizeram isso? Ora, provavelmente eles queriam profanar o corpo de Edom e, ao mesmo tempo, ofender os edomitas. A partir daí a cremação foi considerada um crime em Israel. Detalhe: A prática da cremação se apóia em três aspectos: a) A cremação deve atestar que Deus não tolera o mau comportamento. b) O objetivo da cremação é acabar de uma vez por todas com a obediência a ídolos. c) Em Amós fica evidente que um corpo foi queimado com o objetivo de se zombar; de se humilhar pessoas.
Deve ficar claro que os motivos para a queima de cadáveres são muito fortes: Em que circunstâncias os cadáveres foram cremados? Ora, para que algum recado ficasse bem claro à população. Isso quer dizer que estes motivos bíblicos não podem ser base para refutarmos a cremação nos dias de hoje. A partir da leitura de Amós daria para se dizer que Deus tem certa preferência pelo sepultamento em uma tumba. Com o sepultamento em tumbas, os israelitas se diferenciavam dos pagãos; da prática pagã que oferecia sacrifícios humanos sobre os altares a partir do fogo.
Quando refletimos sobre o ato de sepultarmos alguém, precisamos nos fazer a pergunta sobre o que acontece com uma pessoa que falece. Jesus afirma que, num certo dia, a Sua voz se fará ouvir e todos os mortos ressurgirão de seus túmulos para a ressurreição e ou para o juízo (João 5.28-29). Este texto só fala de ressurreição. O levantar-se de dentro da tumba é algo irracional; é um jeito poético de se falar do juízo ou da nova vida que vem.
Mais adiante Jesus vai deixar claro que o cristão viverá, mesmo experimentando a morte (João 11.25). Isso significa que o cristão morrerá; que o corpo voltará à terra, mas que o espírito permanecerá com Cristo na eternidade. Em 1 Coríntios 15.35-49 Paulo deixa claro que na ressurreição nós vamos ganhar um corpo novo de presente. Este não será parecido com o corpo que carregamos aqui na terra. Esse referido corpo que ostentamos aqui no chão não será renovado. Trata-se de um corpo novo; um corpo “deificado”. Essa perspectiva da ressurreição me leva a crer que tanto faz como o nosso corpo se degradará (se na terra ou no fogo).
Todos os cristãos precisam ter clareza que não vão invadir a eternidade com estes corpos que carregam e que, por natureza, são marcados por defeitos (Filipenses 1.21-24; Lucas 23.39-43). Notem que no Novo Céu e na Nova Terra não vão existir as substâncias carne, sangue, terra e cinza (1 Coríntios 15.50-55).
Martim Lutero e o céu!
Outro dia ouvi a avó do Nando berrando na vizinhança: - Cuidado menino! Desse jeito você não vai pro céu! O menino retrucou gritando: - Ah vó! Eu nem sei se quero ir para o céu!
Confesso que fiquei com vontade de interferir naquela conversa. Pessoas como o Nando não podem ser ajudadas. Sem Deus poderemos chegar onde quisermos, mas, “no final desse caminho sempre haverá uma pedra”! Se Martim Lutero tivesse ouvido a resposta que o Nando deu para sua avó, ele, certamente, retrucaria: “Nando! Deus te quer no céu! Busca uma resposta que te encaminhe para lá!”
Martim Lutero sempre se esforçou para responder a pergunta: Como se faz para chegar ao céu? Sim, ele ocupou grande parte do seu tempo no mosteiro para se assenhorear desta resposta. Sabe-se que como professor de Teologia ele gastou horas e horas de oração; de reflexão e de pesquisa na Bíblia para dominar esta questão. A História testemunha que quando ele se tornou padre, assessorou-se da Comunidade para dirimir sua dúvida: Como é que nós, pecadores, conseguiremos chegar perto desse Deus justo, do qual tanto se fala na Bíblia? Deveria haver uma resposta clara para tal pergunta! Um dia, assim, de repente, lhe veio uma luz: “Ele só teria acesso ao Reino de Deus a partir da sua fé”. (Romanos 1.16b)
O resultado de toda esta luta em prol de uma resposta satisfatória redundou nas conhecidas “95 Teses” escritas pelo nosso Reformador. Nelas se lia uma “resposta” à pergunta de “como se chega ao céu”. O Papa não gostou nada daquilo que estava escrito naquele papel. O Imperador e as Autoridades Políticas da época fizeram coro com o Chefe Máximo da Igreja de então e, com grande estardalhaço, expressaram sua não concordância com aquele conteúdo pregado na porta do templo do Castelo de Wittenberg. Fazer o quê? Para Lutero a tal resposta era mais importante que o Papa; que o Rei e que tudo o mais.
No começo Martim Lutero até pensava que deveria fazer obras para alcançar o céu; entendia que precisava se esforçar para ser notado por Deus e, como consequência, ganhar o “bilhete” que lhe dava acesso ao céu. Hoje muita gente ainda pensa assim: “Vou ao céu se me comportar bem aqui neste mundo.” Martim Lutero desaprovava esse comportamento. Para ele, nunca ninguém saberá se os seus esforços são ou serão suficientes para o alcance da bênção de Deus.
Impressionante! Ninguém pode fazer nada para conseguir o céu. Deus, a partir de Jesus Cristo, fez tudo o que precisava ser feito para que se alcance o Reino de Deus. A pessoa que coloca a sua vida no colo de Deus acaba herdando essa possibilidade gratuitamente. Essa compreensão mudou a vida de Lutero por completo. Lutero tornou-se uma nova pessoa; entendeu que sua vida não dependia dos próprios esforços; do tempo que gastava com orações e estudos bíblicos. Lutero percebeu que somente a sua fé em Jesus Cristo é que lhe abria as portas do céu; que Deus lhe abanava com o perdão para tudo o que tinha feito de errado.
Sim, penso que a vida do Nando vai mudar se ele vier a crer nesta verdade. Martim Lutero entendeu que o caminho até Deus não pode ser construído com força própria; não pode ser herdado; não vem da Igreja. Depois que ele reconheceu essa máxima, deu de si no sentido de que todas as pessoas encontrassem o caminho que leva ao céu: traduziu a Bíblia para uma linguagem compreensível; não permitiu que os poderosos da época o assustassem; escreveu livros e pregou sobre a fé; sobre o presente do perdão de Deus através da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
O céu está aberto para a avó do Nando; para o Nando e também para nós. É Deus quem nos convida a entrarmos nele. Deus não nos força a fazermos isso. Cada um tem a liberdade de acreditar no que quiser. Todos podem viver como bem entenderem, no entanto, se quisermos chegar perto de Deus, deveremos arriscar nossa confiança em Jesus Cristo; pendurarmos nosso coração Nele; permitirmos que Ele renove a nossa vida por completo. Nandooo! Eu se fosse tu, ia querer o céu!
20.5.11
Sepultar ou cremar nossos queridos I
Será que podemos cremar uma pessoa cristã, logo após a sua morte? Pode um cristão permitir-se a cremação? Como fica a questão da ressurreição? Nós não somos a imagem; a criação exclusiva dos dedos de Deus, como diz a Bíblia (Salmo 8.4-5)? Pode-se queimar a imagem de Deus? Essas são perguntas que muitos se fazem.
O fato é que esse assunto da “cremação” tem levantado muitas perguntas no seio da Igreja Cristã. Isso é assim porque muitos defendem que um “verdadeiro sepultamento” só pode ser quando o é sob alguma camada de terra. A verdade é que todas as pessoas que defendem essa ou aquela posição, também carregam suas incertezas. Isso é assim porque o tema da “morte” mexe com os nossos sentimentos. Porque isso é assim? Porque nos velórios sempre se percebem pessoas falando de assuntos “nada a ver” com o momento de reflexão? Porque tanta distância; tanta desinformação a respeito deste tema?
O contato com a morte mexe muito com as emoções das pessoas que estão envolvidas com o luto; com a perda de uma pessoa próxima. Sempre é assim que a dor do luto machuca muito àqueles que sempre estiveram próximos de quem, de repente, precisa “partir”. Já oficiei muitos sepultamentos e, sempre de novo, percebo perplexidade; profundas perturbações em quem fica. As emoções das pessoas se mostram bem diferenciadas quando se deita um corpo morto num caixão; quando se o enterra sob a terra; quando se o queima em fornos especiais; quando se recebe a urna contendo as cinzas – os restos do corpo daquele com o qual se conviveu.
A morte sempre foi, é e continua sendo um “tabu” (Uma idéia proibida de as pessoas se aprofundarem). Quase todos os indivíduos têm dificuldade para tratar deste tema. O fato é que não podemos controlar a morte. Não temos a mínima força para fazer parar o momento da morte. De repente ela vem, e vem definitivamente. Dá para se dizer que a morte é o último degrau de entrada na eternidade e o fato de sabermos disso, mexe muito com qualquer um de nós. É em vista disso que sempre tratamos os nossos mortos com extremo respeito. Observem que cada cultura tem os seus ritos quando o assunto gira em torno da relação com os seus falecidos.
Como cristãos, sempre queremos fazer a “coisa certa”; sempre temos a intenção de aproximarmo-nos ao máximo da vontade de Deus. Sim, temos dentro de nós o desejo de fazermos tudo conforme a Bíblia sugere que se faça. Então, “Cremação ou Sepultamento? O que diz a Bíblia?” De antemão quero deixar claro que a Bíblia não nos trás uma Palavra muito clara a esse respeito. Sim, nós gostaríamos muito que as Palavras da Bíblia fossem impressionantemente claras a esse respeito, mas não são. A Bíblia não explica muito bem quais os passos que um “ofício de sepultamento” deveria ter. Quando algumas pessoas defendem esta ou aquela maneira de se realizar um sepultamento, isso tem a ver com as suas experiências particulares; com a sua formação, mas não com as Verdades que brotam de dentro da Bíblia.
O tema “sepultamento” começou a entrar na pauta das discussões exatamente no momento da queda de Adão e Eva (Gênesis 3). Esse tema (morte) não existia no Paraíso. Deus disse às primeiras pessoas, logo após o seu “desvio”, que, a partir de agora, elas teriam que morrer; que, pelo fato de terem sido formadas da terra, também teriam que retornar a ela (Gênesis 3.19). Percebam que Deus já colocou, com “todas as letras”, o fato da morte ainda nos tempos do Paraíso: Se as pessoas comessem do fruto da árvore do conhecimento, elas teriam que experimentar a morte (Gênesis 2.17) e ponto final. Pois estamos experimentando a mesma nos nossos dias...
19.5.11
A Bíblia nos apóia na oração pelos mortos?
Será que a Bíblia nos apóia quando oramos pelos mortos? Será que existem passagens bíblicas que proíbem esta prática de se orar por pessoas já falecidas?
A Bíblia sempre de novo se apresenta com “detalhes” que se mostram implícitos em suas páginas. Não há nenhuma referência bíblica que nos proíba orar pelos nossos entes queridos falecidos. O Novo Testamento, por exemplo, também não fala absolutamente nada contra a poligamia. Mesmo assim, ela, a poligamia, a possibilidade de um homem se casar com mais de uma mulher, não é biblicamente defensável.
Muito bem! Então por que não devemos orar pelos mortos? É que a oração pelos mortos se contradiz com a convicção bíblica de que, em vida, os seres humanos são chamados a definir o curso do seu futuro: se pra dentro ou se pra fora do Reino de Deus. Quem quiser experimentar a Vida Eterna ao lado do Criador está desafiado a, hoje, ouvir a voz de Deus e a crer Nele.
Em Hebreus 3.7-8a está escrito: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração...” Já em 2 Coríntios 6.2b se lê: “...eis, agora, o tempo sobremodo oportuno eis, agora, o dia da salvação...” Estas duas palavras bíblicas não deixam dúvida de que a fé tem que ser verdade aqui e agora. Digo a mesma coisa de forma negativa: A pessoa falecida não será mais capaz de crer depois da morte. Para uma pessoa que não creu em vida acontecerá o mesmo que àquele homem rico que, no inferno, abriu; levantou seus olhos para a fé: “No inferno, estando em tormento, levantou os olhos e viu...” (Lucas 16.23a)
Poderíamos dizer que o inferno é como um abismo. Em Lucas 16.26 se lê que “...está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.”
Esta palavra de Lucas é o ponto alto, é o clímax da história que Jesus contou aos seus ouvintes. Havia um homem rico que centrava sua vida unicamente em cima de sua riqueza; que não dava a mínima atenção à uma pessoa empobrecida que batia à sua porta. Quando ambos morreram o pobre passou a gozar da glória celeste, já o rico das agruras do inferno. O seu pedido para que o ex-mendigo lhe alcançasse alívio na sua agonia foi rejeitado. O texto explica que entre um e outro; que entre a glória do céu e o inferno havia um abismo intransponível.
Erra quem pensa que com esta história Jesus esteja querendo dar uma descrição da realidade sobre a vida após a morte. A Bíblia, em muitas passagens, nos informa que todos os mortos, indistintamente, tenham sido eles pessoas boas ou más, descansam; esperam em seus túmulos pela segunda vinda de Jesus e pela ressurreição.
Jesus contou esta parábola aos seus ouvintes para ensinar-lhes que a morte rasga um abismo que não pode mais ser ultrapassado. As oportunidades que foram perdidas na vida não podem mais ser rebuscadas depois da morte. Jesus queria que os Seus ouvintes tivessem sempre em mente: Buscar o bem enquanto é tempo! Após a morte, será tarde demais. Com a experimentação da morte, ou se segue para o Reino de Deus, ou se experimenta a morte eterna.
Estamos conscientes de que somos os ricos de hoje? Estamos prestando “cuidado” aos pobres que batem à nossa porta; aos “famintos” da nossa vizinhança; aos sem esperança que nos cumprimentam com ombros caídos? Nós todos podemos experimentar muita alegria se ousarmos repartir das riquezas que Deus nos tem agraciado!
É assim que depois da nossa morte nós não podemos mais vir a crer, apenas ver. Nenhuma oração de terceiros será capaz de mudar a nossa sorte, o nosso estado. O autor de Eclesiastes sublinha isso que acabei de dizer de uma forma poética: “...caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará.” (Eclesiastes 11.3b). É em vista disso que na Igreja Evangélica nós nunca vamos ser convidados a orar pelas pessoas falecidas. Na Bíblia não há nenhum exemplo de alguém que tenha orado por mortos. Daí por que podemos seguir nosso rumo confiantes: a Bíblia não nos dá subsídios para orarmos por pessoas que já faleceram.
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