Postagens

Mostrando postagens de Maio 21, 2011

Sepultar ou cremar os nossos queridos II

Imagem
A cremação não é praticada no Antigo Testamento, mas também não é proibida. Na prática cremava-se o corpo de uma pessoa morta para se passar alguma mensagem como “erradicação de comportamentos errados” – por exemplo. Em Levítico 20.14 se lê que a cremação podia se dar por má conduta sexual. Exemplo: Se um homem tivesse contato sexual com mãe e filha. Tal comportamento podia ser castigado com a morte e com a queima do cadáver. Em Deuteronômio 12.31 está escrito que os israelitas não deveriam oferecer (queimar) suas filhas e seus filhos sobre os altares como se fossem ofertas aos deuses. Esta era a prática dos pagãos: As crianças eram mortas sobre o altar e logo depois oferecidas ao ídolo pagão Moloque (Levitico 18.21).

Em Deuteronômio 18.10 os israelitas são desafiados a não queimar (ofertar) suas crianças sobre os altares tal como os pagãos o faziam. Infelizmente isso era uma prática também entre o povo de Israel. Em 2 Crônicas 28.3 se lê que o rei Acã ofertou seus filhos sobre um alt…

Martim Lutero e o céu!

Imagem
Outro dia ouvi a avó do Nando berrando na vizinhança: - Cuidado menino! Desse jeito você não vai pro céu! O menino retrucou gritando: - Ah vó! Eu nem sei se quero ir para o céu!

Confesso que fiquei com vontade de interferir naquela conversa. Pessoas como o Nando não podem ser ajudadas. Sem Deus poderemos chegar onde quisermos, mas, “no final desse caminho sempre haverá uma pedra”! Se Martim Lutero tivesse ouvido a resposta que o Nando deu para sua avó, ele, certamente, retrucaria: “Nando! Deus te quer no céu! Busca uma resposta que te encaminhe para lá!”

Martim Lutero sempre se esforçou para responder a pergunta: Como se faz para chegar ao céu? Sim, ele ocupou grande parte do seu tempo no mosteiro para se assenhorear desta resposta. Sabe-se que como professor de Teologia ele gastou horas e horas de oração; de reflexão e de pesquisa na Bíblia para dominar esta questão. A História testemunha que quando ele se tornou padre, assessorou-se da Comunidade para dirimir sua dúvida: Como é qu…